Como evitar o Jet Lag

Se aproximam as datas das férias e com elas as viagens em avião a zonas com muito diferentes fusos horários (mais de 5 horas de diferença). Com estas transferências se produz uma desincronización entre o ritmo circadiano sonho-vigília do viajante e o ciclo luz-escuridão do lugar de destino, conhecido como “jet lag” ou “síndrome dos fusos horários”.

Se não se conhecem as medidas preventivas para evitar-lo e mitigar os seus efeitos, sofreremos os sintomas mais frequentes que acarreta este transtorno do sonho como é a dificuldade de iniciar ou manter o sonho, falta de concentração, irritabilidade, nervosismo, ansiedade, excessiva sonolência diurna e uma diminuição do estado de alerta e do rendimento durante o dia.

Quando um viajante vai para o oeste, o cérebro precisa de um dia por cada hora de defasagem horária para voltar a estar em perfeitas condições. Por contra, se viaja para o este precisará de um dia e meio por cada hora de diferença.

jet lag

Conselhos úteis

Para o jet lag não existe remédio, mas sim que se recopilaram uma série de conselhos para evitar prologar os seus efeitos no tempo.

  1. Se a viagem não é muito comprido, mantém o seu horário. Segundo publicou em The Wall Street Journal Jim Waterhouse, professor de biologia da John Moores University de Liverpool, se a viagem é de curta duração e as zonas horárias que atravessemos se reduzem a dois ou três, não vale a pena, mudar os hábitos para adaptar-se ao lugar de destino, é preferível, por estranho que pareça, manter os do lugar de origem.
  2. Os dias prévios à realização da viagem devemos ultrapassar ou atrasar os horários das comidas e do sonho para ir-los aproximando aos que se continuam no lugar de destino.
  3. Jejuar ajuda. Um estudo realizado em animais, demonstrou que se podiam mudar os ritmos circadianos dependendo do horário ao que se os alimentasse. Durante o estudo, se lhes pôs a comida durante o seu ciclo de sonho, pelo que terminaram modificando os seus ciclos circadianos para poder alimentar-se. No nosso caso, se aconselha jejuar durante o voo para reincorporar-se à primeira comida depois de chegar ao lugar de destino.
  4. Bebe muita água e evita o consumo de álcool. Um conselho refletido em um manual da clínica Maio, adverte que a desidratação pode agravar os sintomas do jet lag. Dentro de um avião, o organismo sofre um processo de desidratação pelo que é muito importante beber muita água antes e durante o voo. Pelo contrário, devemos evitar o consumo de álcool uma vez que para além do efeito de desidratação que produz a sua ingestão, dificultará o nosso descanso.
  5. A cafeína pode ser um bom aliado para manter-nos despertos durante o dia e evitar a sensação de sonho. Devemos deixar de consumir-la pelo menos seis horas antes que nos vamos a dormir para não interceder no nosso processo normal de sonho.
  6. A Melatonina é um hormônio que regula o nosso sonho e está presente em muitos remédios utilizados para dormir. Um estudo dirigido pelo bioquímico Josephine Arendt, da Universidade de Surrey, mostrava como 5 miligramas de melatonina tomados durante a noite, nada mais chegar ao nosso destino ajudava ao nosso organismo a adaptar-se ao novo fuso horário num menor tempo. Antes de tomar a melatonina é importante consultar-lo com o nosso médico de cabeceira.
  7. A exposição à luz. É o principal estímulo que rege o nosso ciclo circadiano com o que deveremos controlar como nos expomos a ele para evitar em maior medida os efeitos do Jet lag.

Em Pikolin somos conscientes da importância do descanso por isso divulgamos artigos interessantes que possam ajudar a minimizar o impacto de determinadas situações como é a do Jet Lag.

Desde Pikolin te desejamos boas férias e bom descanso.