Despertares noturnos

Te acordas durante a noite sem motivo aparente?

Que raiva nos dá quando acordamos durante a noite sem motivo aparente! No entanto é algo que lhes acontece com frequência a muitas pessoas, apesar de que conciliar o sonho não lhes custa nada. É este o seu caso? Faz tempo que não dormes uma noite do puxão?

 

Esta situação é especialmente molesta quando não há uma razão para abrir os olhos. Não faz frio nem calor excessivo, a luz é a adequada para dormir e o mais importante, ainda não descansaste o suficiente. Por que, então, tens os olhos abertos às 2 da manhã?

A respeito de quanto deves dormir realmente lembra que a maioria dos estudos asseguram que devemos dormir entre 7 e 8 horas cada noite. Aqueles que de forma habitual dormem substancialmente menos, têm um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

A explicação está nos ritmos naturais do sonho ou ritmos circadianos, consoante explica o especialista em sonho Neil Stanley.

Quando te adormeces por primeira vez, entras no seu estado mais profundo de sonho. Este sonho de onda lenta “dura ao redor de um medio da noite, dois ou três horas”, explica o Dr. Stanley.

Na última parte da noite, chega um sonho mais leve. “Este é o sonho REM, que funciona em ciclos de 90 minutos”, diz o especialista. “Durante este período do sonho, é muito mais provável que acordes, sobre tudo ao final de um dos ciclos “.

Quase qualquer coisa pode acordar-nos nessa fase REM. Por exemplo, um leve movimento do nosso casal; de facto, o Dr. Stanley diz compartilhar cama é um dos fatores mais perturbadores para dormir.

Despertar-se de madrugada

Não podemos fazer muito para evitar estes despertares noturnos, mas sim podemos buscar a forma de voltar a fechar os olhos e descansar. Embora parece tentador, devemos evitar acender o móvel quando nos acordamos em metade da noite, a luz do ecrã e a informação que recebamos somente ativarão o nosso cérebro.

O pior que podes fazer é permanecer na cama, cada vez mais frustrada por não conciliar o sonho. O doutor Stanley aconselha: “se ainda estás desperto depois de 20 minutos, te levanta e faz algo, como ler um livro”. Quando estejas o suficientemente cansado como para dormir de novo, o farás.

Se tens sérios problemas de sonho, te recomendamos que visites ao seu médico de cabeceira para conhecer as possíveis causas e a maneira de tratar-las.

Em qualquer caso, sempre é uma condição necessária contar com uma boa equipa de descanso e assegurar que as causas pelas que te acordas durante a noite não têm nada que ver com os seus colchões. Um bom descanso é um prazer saudável.