Dia Mundial do Coração: por um sonho saudável

Dormir bem, junto com a boa alimentação e o exercício moderado, reduzem o risco de padecer doenças cardiovasculares até um 65%

As doenças cardíacas supõem a primeira causa de morte mundial. Em Espanha é também a primeira causa de morte nas mulheres com um 33,96% frente ao 26,80% em homens. No entanto, e a diferença de outras doenças, estas podem evitar-se na maioria dos casos com prevenção.

Por causa da comemoração do Dia Mundial do Coração, que se celebra o próximo 29 de setembro, Pikolin e a Federação Espanhola do Coração colaboram para prevenir as doenças cardiovasculares com uns hábitos de vida saudável, entre os que o bom descanso é fundamental.

Quando desfrutamos de um sonho profundo e de qualidade, reduzimos a frequência cardíaca e a pressão arterial, pelo que o nosso coração reduz a sua carga de trabalho. Isto produz a diminuição dos hormônios relacionados com o stress: cortisolo, adrenalina e noradrenalina.

Em caso contrário, se privamos ao nosso corpo do sonho, não permitimos variar o ritmo cardíaco, o que significa que em lugar da sua oscilação normal, a frequência cardíaca se mantém elevada. Esta situação, prolongada no tempo, causa consequências diretas na nossa saúde.

Privação do descanso e riscos cardiovasculares

Numerosos estudos demonstraram que o sonho é de vital importância para o coração. Por exemplo, uma investigação publicada pelo European Journal of Preventive Cardiology examinou os dados de 3.000 adultos maiores de 45 e encontrou que aqueles que dormiam menos de seis horas tinham o dobro de probabilidades de ter um derrame cerebral ou ataque ao coração que as pessoas que dormiam entre seis e oito horas. E é que se não desfrutas de um sonho reparador aumentamos a frequência cardíaca e a pressão arterial favorecendo a hipertensão.

Sabendo que o descanso é saúde, devemos emprestar-lhe muito mais atenção nas idades temporãs. Neste sentido, esta mesma investigação demonstrou que os adolescentes que não dormem bem aumentam o risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Esses adolescentes apresentam níveis mais altos de colesterol, um maior índice de massa corporal, maior pressão arterial e um maior risco de hipertensão. De não mudar os seus hábitos de vida, estas alterações na saúde durante a infância, evolucionarão com os anos em problemas de saúde grave.

Conselhos para dormir melhor

Descasar corretamente cada noite é uma questão de saúde. Por isso vos damos algumas recomendações que podem ajudar-nos a desfrutar de um sonho reparador:

  • Evitar bebidas com cafeína ou muito doces a partir do meio-dia.
  • Toma jantares mais leves, poucas gorduras e sem picante.
  • Realizar pelo menos 30 minutos de exercício físico, mas dois ou três horas antes de deitar-te.
  • Mantém um horário constante e estabelece uma rotina prévia ao sonho.
  • Evitar os ecrãs a última hora e optar por uma atividade relaxada como escutar música ou ler.
  • Prepara o seu dormitório para o sonho, vos curo, fresco e ventilado

O primeiro compromisso de Pikolin sempre foi a saúde das pessoas, por isso, desde 2014 colaboramos com a Fundação Espanhola do Coração. Porque acreditamos na prevenção e porque sabemos que os hábitos saudáveis como o exercício ou a alimentação, afetarão positivamente na sua saúde e ajudarão a ter um descanso mais profundo e reparador.