O Dia Mundial do Sonho: “Dorme profundo, alimenta a sua vida”

O Dia Mundial do Sonho é um evento que cada ano lembra o importância de dormir bem em diferentes aspetos: medicina, educação, aspetos sociais ou a condução. Foi criado pela Associação Mundial de Medicina do Sonho (World Association of Sleep Medicine) para informar de problemas que derivam de dormir mal e da importância de correta higiene de sonho.

Desde faz quase uma década, o terceira sexta-feira de março de cada ano se celebramos este dia. Este ano, sob a lema “Dorme profundo, alimenta a sua vida”.

Existem quase uma centena de transtornos do sonho e a maioria podem ser corrigidos pelos Especialistas em Medicina do Sonho . E é que este facto afeta à nossa saúde e conforto, uma vez que as pessoas que dormem sem interrupções têm menos possibilidades de padecer hipertensão arterial, diabetes ou obesidade.

Os espanhóis dormimos pouco e mal

Há muitas pessoas, no entanto, que dormem poucas horas e não descansam bem. Mais da metade dos espanhóis admite que deveria dormir 1 hora mais ao dia, e quase um 25% que lhe faltam 2 ou 3 horas de sonho diário. Somente um medio dorme mais de 8 horas e 1’7 milhões afirma não dormir nem 6 horas, algo que supõe um risco para a saúde.

A este déficit de horas de sonho, se soma o descanso irregular. O 32% dos espanhóis assegura não descansar bem pelas noites e acordar com moléstias de costas e pescoço causado por uma má postura.

Por outro lado dados revelam que as mulheres e os homens não descansam igual. Enquanto mais da metade de homens considera que descansa bem, a percentagem de mulheres que se acordam havendo descansado profundamente é menor.

Um dos pontos mais importantes para conseguir um bom descanso é ter uns colchões confortáveis. Para isso Pikolin desenvolveu um catálogo de produtos que se ajustam às necessidades e preferências de cada pessoa.

O descanso infantil e juvenil

Quando se fala da qualidade do sonho, pensamos sempre em adultos, mas   como estão dormindo os mais jovens?

Desde Pikolin, queremos hoje compartilhar as pautas que oferece a Sociedade Espanhola do Sonho para melhorar a qualidade do sonho dos nossos filhos. Embora existem variações individuais, o número de horas de sonho acostuma ser 2,5 vezes superiores ao adulto e a proporção do sonho REM é similar à do adulto.

Como devem dormir os nossos filhos

Como dissemos em alguma ocasião, é chave que os meninos e adolescentes durmam bem em quantidade e qualidade uma vez que estão o período da vida do crescimento e dormir mal tem impacto sobre o mesmo. Um dos benefícios do bom descanso é otimizar a sua capacidade de aprendizagem, para além de evitar a irritabilidade ou comer em excesso. Alguns conselhos são:

  1. Deitar-se à mesma hora, idealmente antes das 21h.
  1. Estabelecer uma rotina antes de deitar-se.
  1. Manter uns horários de sesta/s diurna/s adequados à idade
  1. Durante a noite, deixar os telemóveis fosse do quarto ; e não utilizar-los quando se aproxima a hora de deitar-se.
  1. Jantar leve e não fazer muita atividade depois.
  1. Não consumir bebidas com cafeína ou doce a partir de meia tarde.
  1. Favorecer que o seu filho se adormeça de forma autônoma.


Em Pikolin trabalhamos cada dia para garantir o melhor descanso. Para isso contamos uma linha de colchões infantis e jovens
que cobrem as suas necessidades de sonho cada noite. Porque um descanso saudável é sinônimo de conforto e felicidade. Feliz Dia do Sonho!

E aproveita a campanha de descontos Pikolin #yoparaserfelizquiero. Até um 50% de desconto. Últimos dias.