O sonho durante a gravidez

O sonho muda consoante vai a avançando a gravidez, chegando a ser deficiente no último trimestre.

As mudanças físicas e hormonais afetam à qualidade do sonho. No caso das mulheres, os transtornos associados ao ciclo menstrual, à gravidez e à lactância provocam alguma dificuldade no dormir ou que se adormeça de forma diferente.

Concretamente durante a gestação, as mulheres acontecem por diferentes períodos de expressão do sonho. O primeiro trimestre se caracteriza por um estado de sonolência e o aumento da necessidade de dormir. Segundo estudos especializados, isto se deve ao aumento do progesterona, um hormônio que triplica os seus níveis durante a gravidez e que tem um efeito sedativo diretos sobre o cérebro.

É normal sentir cansaço, uma vez que o corpo está funcionando para proteger e cuidar o desenvolvimento do feto. A placenta acaba de começar a formar-se, o corpo está gerando mais sangue e o coração está latindo mais rápido. O momento mais favorável para o sonho da grávida é dos três aos seis meses, embora aparece a necessidade de urinar frequentemente e se interrompe o sonho. Não obstante, esta necessidade se intensifica no último trimestre da gestação, no que se incrementam notavelmente os despertares noturnos.

O momento mais favorável para o sonho da grávida é dos três aos seis meses embora aparece a necessidade de urinar frequentemente e se interrompe o sonho.

Existem outras causas que interrompem o sonho nos últimos períodos da gravidez, como os cãibras, a dor de costas, o ardor de estômago e os movimentos do feto. Além disso, na parte final da gravidez, a mulher apresenta dificuldades para dormir em certas posições, o que provoca uma deficiente qualidade do sonho. Dormir de custado com as pernas flexionadas seja talvez a posição mais cômoda à medida que a gravidez progride, segundo os médicos.

Vários estudos confirmaram, por outra parte, que existem algumas mudanças nos patrões do sonho e diminui o estádio profundo ou delta, devido aos altos níveis de estrogênios e progesterona.

El sueño durante el embarazo

E após o parto?

Depois do nascimento do menino, o stress físico da gravidez que afeta ao sonho é substituído pelas demandas da lactância. O horário de mamar várias vezes por noite incrementa os despertares noturnos, o que exige voltar a regular o sonho.

Depois do parto, é necessário que a mulher descanse o suficiente e trate de dormir bem. Os transtornos do sonho, neste período, muitas vezes se associam à depressão posparto.

 

Por qúe se adormece mal nesses nove meses?

  • Necessidade de urinar frequentemente. Os rins estão funcionando mais do normal para filtrar um maior volume de sangue (de um 30 a um 50% mais que antes da gravidez). Este processo de filtrado gera mais urina. Além disso, à medida que o bebé cresce e que o útero se engrandece, a pressão sobre a bexiga aumenta.
  • Acidez. Se produz porque a comida tende a permanecer mais tempo no estômago e nos intestinos. Durante a gravidez, os funcionamento do aparelho digestivo é mais lento.
  • Aumento do ritmo cardíaco. Ao fluir mais sangue para o útero, o coração terá que trabalhar mais para bombear suficiente sangue ao resto do corpo.
  • Falta de ar. No início, o aumento nos hormônios da gravidez poderia afetar a respiração, fazendo que se respire mais fundo. É possível que se sinta que deve fazer um maior esforço por respirar. Mais tarde, a respiração parecerá mais difícil à medida que o útero aumenta de tamanho, ocupa mais espaço e empurra o diafragma, músculo situado debaixo dos pulmões.
  • Cãibras e dor de costas. As dores de pernas ou de costas se devem, em parte, ao peso adicional da gravidez. O organismo também produz um hormônio chamado relaxina, que afrouxa os ligamentos de todo o corpo, o que faz que as grávidas estejam menos estáveis.