O sonho e descanso em bebés

Durante a primeira infância, os meninos dedicam a maior parte do seu tempo a dormir. Até aos dois anos acontecem umas 9.500 horas dormindo (13 meses) e 8.000 horas despertas (11 meses). Igual que os adultos, cada pequeno tem o seu próprio ritmo e as suas necessidades de sonho.

Os recém-nascidos dormem uma meia de 16 horas diárias. Esta necessidade vai mudando à medida que cresce, de um a três anos deveria dormir umas 12 horas ao dia , entre quatro e cinco anos uma meia de 11 horas. A partir dos seis anos as necessidades de sonho vão diminuindo uma hora cada ano aproximadamente.

Desta maneira, o sonho é uma parte essencial do seu desenvolvimento, uma vez que durante o mesmo se produz no bebé o processo fundamental de conexão entre as terminais nervosas dos neurônios. De facto o nível de inteligência do menino se está determinando durante esses primeiros anos de vida e fundamentalmente quando o menino está dormido, e não só isso, quando dorme cresce: durante o sonho é quando o organismo segrega mais quantidade de um hormônio conhecido como “hormônio de crescimento” (GH). Nos bebés, os níveis de produção deste hormônio são normalmente muito elevados.

Garantir o melhor sonho é tão importante como a eleição dos colchões adequados.

Os colchões de berço Pikolin se desenham para cumprir todos os requisitos que asseguram um descanso seguro, confortável e higiênico. Todas e cada uma das capas que conformam os colchões cumprem uma função específica, com um único objetivo: favorecer o correto desenvolvimento do bebé .

Caraterísticas dos colchões de berço PIKOLIN baby Confortcel® Visco

  1. A primeira capa de contato, é um tecido stretch hipoalergénico, de tato suave e agradável, que permite o passo do ar para favorecer a transpiração.
  2. O tecido se acolchoa uma fina capa de espuma viscoelástica de alta transpirabilidad que permite melhorar o grau de conforto de colchão mas assegura um nível de firmeza adequado para os bebés.
  3. Incorpora uma cremalheira em “L” para poder aceder ao núcleo e poder lavar a capa.
  4. Protegendo ao núcleo , os colchões incorpora uma capa interior.
  5. O núcleo é um material celular que proporciona o equilíbrio justo entre conforto e firmeza.
  6. Triplo Barrera®: a última inovação em tratamentos de proteção higiénica. Desenvolvido por Pikolin, um tratamento permanente contra ácaros, bactérias e fungos que protege ao bebé de qualquer elemento alérgico. Um tratamento totalmente inócuo e testado para bebés.
  7. Altura: 15 cm

Como referência, existe uma Diretora Europeia 2001/95/CE em relação com os colchões de berço que dá estas indicações:

  • Indica que os colchões não deve ser muito fraco, nem deve ceder baixo o peso do corpo, inclusive se se põe de pé o menino ou anda pelos colchões.
  • O recheado não deverá sofrer uma deformação permanente que impeça que a capa esteja cingida aos colchões.
  • Deve cobrir completamente o somier para evitar que os braços e as pernas do bebé fiquem apanhados entre os colchões e o berço.

Todas estas indicações são superadas amplamente pelos produtos Pikolin desenhados para bebé.

Postura para dormir

A recomendação dos especialistas em saúde infantil, referendada pela Associação Espanhola de Pediatria é contundente: todo bebé deve ser colocado para dormir boca acima (decúbito supino), salva contra-indicação médica específica.

O grupo de trabalho PrevInfad da Associação Espanhola de Pediatria de Atenção Primária específica, da sua parte, que é preciso  evitar a postura boca abaixo, com a cabeça de lado (decúbito prono) durante o sonho do bebé e adotar a posição boca acima pelo menos até aos seis meses de idade.