Os colchões, quando é preciso mudar-lo?

Embora em nosso equipa de descanso não se mencione uma data de caducidade como existem nos alimentos, o passo do tempo também acarreta um desgaste dos materiais e a possibilidade de que com o tempo o seu descanso se veja afetado de maneira negativa. Por isso desde Pikolin queremos responder a várias perguntas que te podem surgir a respeito da sua equipa de descanso.

Cada quanto tempo se aconselha mudar os colchões?

A recomendação geral sobre o prazo de renovação é entre 8 e 10 anos. Durante este período de tempo, os componentes da equipa de descanso vão perdendo qualidade e efetividade até chegar um ponto no que o seu uso pode prejudicar o nosso descanso. Para chegar a este período, o ideal é conseguir um desgaste progressivo e homogêneo, por isso, se devem continuar uns passos básicos de manutenção. Ou seja, uns colchões que não se tenha rotado  e girado o recomendável perderá mais rapidamente as suas propriedades para um correto descanso.

Além disso, para manter as condições dos colchões é importante contar com uma boa base. Os especialistas recomendam mudar a equipa de descanso ao completo , pois uma base danificada pode subtrair efetividade aos colchões.

Também não é preciso esquecer-se do travesseiro cujo prazo de renovação é de um máximo de 2 anos.

Esse prazo é igual para quaisquer colchões, seja qual seja o material?

Os avanços na indústria do descanso conseguiram que inclusive os colchões mais simples tenha uma durabilidade satisfatória; ou seja, se previnem as ruturas ou os afundamentos. Mas este não é suficiente. Para além da durabilidade, interessa o manutenção da capacidade da equipa para garantir umas ótimas condições para o descanso. A tecnologia de fio contínuo como Normablock® ou Normactive® de Pikolin, ou os novos materiais sofisticados como Bultex®, põem especial ênfase em que a equipa de descanso mantenha as suas propriedades durante toda a sua vida útil.

Se se afunda ou há saliências, se acelera o momento da mudança?

Com um bom manutenção o desgaste dos colchões é muito progressivo e não se nota uma vez que dormimos todos os dias nele, pouco a pouco nos vamos costumamos. As evidências claras são dois, o tempo passado desde a data de compra e, a mais importante, não dormir bem, levantar-se com dor de costas e com a sensação de não ter descansado.

Se te levantas com dor de costas ou cansado, se não dorme suficientes horas… É o momento da mudança?

Um 32% da população espanhola utiliza estas duas expressões: “me levanto cansado, sem energia” e “me levanto com dores musculares”, a percentagem de pessoas que utilizam estas duas frases aumenta significativamente quando os colchões sobre o que dorme tem mais de 10 anos.

Agora que tenho uma doença, aumentei ou diminuído de peso, é aconselhável renovar a minha equipa de descanso?

Uma vez que cada caso é muito específico e é difícil dar recomendações gerais nestes casos.Desde Pikolin recomendamos comparecer ao médico especialista para que seja ele quem lhe aconselhasse que tipo de colchão e/ou travesseiro seria o idôneo para cada situação específica (nível de firmeza e adaptabilidade, etc…).

Sempre que se troca de colchão, é preciso mudar o somier?

É recomendável.O melhor é informar ao especialista sobre o somier ou a base que se tem em casa para que ele seja quem recomende a melhor opção. Todo isso depois de ter inspecionado nós em casa se apresenta sinais evidentes de desgaste, em cujo caso é preciso mudar-lo.Se chegou a hora de mudar os colchões, descobre de uma maneira muito simples que colchão é o que encaixa com as suas necessidades, com só 6 perguntas. Além disso, para que o possas provar, te dizemos onde o podes encontrar para mais facilidade.