A sesta em idade pré-escolar melhoria memorização

Científicos da Universidade de Massachusetts certificaram os benefícios que tem a sesta para a aprendizagem durante a idade pré-escolar. Em concreto, a psicóloga Rebecca Spencer e os estudantes Kasey Duclos e Laura Kurdziel demonstraram que é maior a capacidade de memorização dos pequenos após um sonho reparador.


Vantagens da sesta

O estudo, que foi publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences, supõe um grande avanço como reconhece a diretora do mesmo. “Somos os primeiros em reportar evidência de que as sestas são importantes para os meninos em idade pré-escolar.As sestas ajudam aos meninos a lembrar melhor o que estão aprendendo em pré-escolar”, afirma.

Para fazer a investigação, Spencer e a sua equipa analisaram a 40 meninos em idade pré-escolar. Se lhes ensinou umas lâminas com desenhos e depois se lhes dividiu em dois grupos. Um dormiu uma sesta de 77 minutos. O outro grupo se manteve desperto esse mesmo tempo. Se realizou o experimento dois dias continuados para comprovar se o sonho noturno afetava aos resultados do mesmo.

Os investigadores comprovaram que a capacidade dos meninos que tinha dormido sesta era maior que a dos que não a tinham dormido. Os primeiros tiveram um 75% de precisão localizando as vinhetas pelo 65% dos segundos.

A conclusão dos autores é que se se perdem uma sesta, os meninos não recuperam o sonho durante a noite. Isto evidencia a importância que tem dormir durante o dia em idade escolar. Por isso esperam que “que estes resultados sirvam aos responsáveis políticos e os diretores dos centros para tomar decisões informadas a respeito das oportunidades da sesta nas salas. Os meninos não somente devem ter a oportunidade, se lhes deve animar a dormir pela criação de um ambiente que apoia o sonho”.

Desde Pikolin somos conscientes da importância e impacto direto sobre a saúde que tem o sonho em todos os períodos da vida, por isso oferecemos uma amplia gama de colchões e travesseiros que se adaptam às necessidades de todo tipo de dormentes e especialmente os menores: