Descobre como descansar de forma saudável

15 dicas para dormir melhor

O 32% dos espanhóis se acordam cansados ou doridos,   como solucionar-lo?

Dormir é, junto ao exercício e a dieta saudável, um dos pilares que sustenta a nossa saúde e conforto. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade para conciliar o sonho ou sentem que o descanso não foi de qualidade.

Las horas necesarias de descanso

Segundo um estudo realizado pela Associação Espanhola da Cama (ASOCAMA), os espanhóis valorizam a qualidade do sonho acima da quantidade . No entanto um 32% asseguram acordar-se cansados ou com dores de costas. Por que não atingimos alcançar um sonho reparador? Estas 15 recomendações são chaves para garantir a qualidade do nosso sonho e acordar-nos cada dia com energia:

Renova, excursão ou vira os seus colchões

Os nossos colchões e somier são os protagonistas dos nossos sonhos. Manter-los num estado ótimo é essencial para garantir a qualidade do nosso descanso. Por isso devemos girar ou virar os colchões com assiduidade. Mas se os seus colchões tem 10 anos ou mais, toca renovar-lo. Uns novos colchões pode aliviar até um 63% das dores de costas segundo o estudo de ASOCAMA.

Escolher o travesseiro idôneo

É possível que a falta de comodidade seja o motivo pelo que te custa conciliar o sonho. Para isso devemos escolher o travesseiro mais apropriado à nossa postura e necessidades.

Estabelece um horário de sonho

Manter uma rotina cada dia ajuda ao nosso cérebro a preparar-se para o sonho. Por isso devemos deitar-nos e levantar-nos à mesma hora, também durante o fim de semana.

Escolhe a melhor hora para fazer exercício

A atividade física durante o dia nos ajudará a dormir com mais facilidade, mas é importante não realizar-la muito tarde, sempre umas 2 a 3 horas antes de deitar-nos.

Evita os alimentos com cafeína

O café, os refrescos, o chá, o chocolate, os doces e a nicotina têm efeitos estimulantes. É importante não abusar deles e evitar-los depois do meio-dia.

A taça depois de jantar

Há quem pensam que tomar uma taça durante a noite lhe dá sonho, mas o álcool te mantém num sonho muito leve, o que pode provocar acordar-se com assiduidade.

Jantares leves

É recomendável jantar duas horas antes de deitar-se. Em caso contrário a digestão pode interferir no sonho e impedir o descanso reparador. Se além disso foi uma comida pesada, gordura ou com muito picante, será provável o acordar noturno.

Remédios que afetam ao sonho

Existem remédios de uso comum, como alguns para o coração, a asma, alergias ou a tosse que podem afetar aos patrões de sonho. Para assegurar-se revise o prospeto e consulte com o seu médico.

A sesta curta e não muito tarde

Segundo um estudo realizado pela NASA, a sesta não deve durar mais de 20 minutos para atingir aumentar a nossa capacidade intelectual. No entanto, devemos evitar-las pela tarde para não desestabilizar o relógio biológico.

Apaga o móvel e relaxa-te

Apaga o móvel e fecha o computador, a luz destas ecrãs atrasam a conciliação do sonho. Desfruta de uma atividade mais relaxada como uma conversação, ler ou escutar música.

Uma ducha morna

Após uma ducha diminuirá a nossa temperatura corporal, pelo que nos relaxará e dará sonho.

Prepare o seu dormitório

O seu quarto tem que ser só para dormir. Evita as luzes muito fortes, os aparelhos eletrónicos, os ruídos, mantenlo bem ventilado, fresco e dispõe de uma boa equipa de descanso.

Exposição ao sol

A luz solar é chave para regular o nosso relógio biológico. Por isso é recomendável fazer atividades ao ar livre diariamente.

Não podes dormir? Caminha

Se após 20 minutos tombados não atingiste conciliar o sonho, te levanta, caminha e faz alguma atividade relaxada. A ansiedade por não ficar dormido, terminará sendo uma obsessão.

Visite ao seu médico

Se a dificuldade por conciliar o sonho se mantém ou se acorda cansado, é possível que tenha algum transtorno do sonho, consulte ao seu médico de cabeceira ou ao especialista.

O descanso é fundamental para enfrentar com energia o nosso dia a dia, mas durante a noite não só descansamos, enquanto dormimos o nosso corpo executa tarefas fundamentais para o manutenção do nosso organismo. Por isso, em Pikolin levamos anos trabalhando por e para a sua saúde cada noite.

Classifique este artigo: