8 conselhos para que pais e filhos descansem bem

Pikolin considera que o descanso das pessoas é um dos pilares fundamentais para uma boa saúde integral, por isso desenvolveu junto com o Ordem Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid uma guia das pautas ideais para um descanso de qualidade.

8 Pautas para um descanso de qualidade

1)   A postura ideal para descansar: O estudo realizado em 2006 pelos especialistas Harold Sigall e Mark Johnson evidenciou que a pior postura para dormir era boca abaixo. Assim se corrobora pela Ordem Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid que lembram as tensões cervicais que esta posição gera. A respeito das outras duas posições (de lado ou boca acima) a recomendação é a de cúbito supino embora o mais importante é que a nossa cabeça se encontre alinhada com o tronco. No caso de que escolhamos dormir boca acima, podemos pôr um coxim debaixo dos nossos joelhos para descarregar peso das nossas costas e assim descansar mais relajadamente.

2)   Dormir as horas recomendadas segundo a idade: Os meninos é necessário que durmam entre nove e dez horas enquanto que os adultos terão suficiente com entre 7 e 8.

Tábua de horas recomendadas de sonho segundo a Organização Mundial da Saúde segundo a idade

FAIXA DE IDADE

HORAS DE SONHO

Lactantes

15 horas

Meninos pequenos

11 horas

Escolares

10 horas

Adolescentes

8 horas

Adultos

De 6 a 8 horas

Adultos maiores

De 8 a 10 horas

3)   Manter um horário de descanso constante durante todo o ano: Devemos tentar que durante os períodos de férias não se nos modifique muita a rotina do sonho. Isto fará que o nosso corpo mantenha o patrão de descanso.

4)   Os meninos têm que dormir no seu próprio quarto ao cumprir o seu primeiro ano: desde pequenos se devem de costumar ao seu espaço. Quando faça a mudança do berço à cama, esta deve ter a altura adequada que lhe permita subir e descer sem risco de caídas e ter alguma medida de proteção para não cair durante a noite.

5)   Escolher os colchões que melhor se adapte ao nosso corpo: Pikolin conta com distintas tecnologias que se adaptam a todas as fisionomias e necessidades de conforto já sejam de adultos ou de meninos. O mais recomendável é ter um colchão de firmeza meia que permita manter a coluna na sua posição natural.

6)   Seleccionar o travesseiro que nos permita manter pescoço e coluna alinhada: não é recomendável comprar um travesseiro muito duro ou muito branda. Provar-la na postura que acostumamos dormir antes de comprar-la ou renovar-la cada um ou dois anos são conselhos que temos que continuar. É de destacar que o travesseiro é um elemento individual e pessoal.

7)   Cuidar as nossas costas ao levantar-nos da cama: Para isso deveremos fazer-lo em duas fases. Em primeiro lugar, nos poremos de lado, ainda deitados. A continuação, nos incorporaremos até ficar sentados na borda da cama.

8)   Ter em conta os tratamentos higiênicos que tenha cada colchões para minimizar o efeito dos ácaros, bactérias e fungos: As alergias afetam a uma de cada 4 pessoas, por isso é chave que os materiais com os quais se tenha fabricado os colchões ofereçam as máximas garantias higiênicas como SANIFOAM ou TRIPLA BARREIRA de Pikolin.

Nos próximos post, continuaremos desvelando os conselhos mais importantes da Guia do Descanso Saudável elaborada conjuntamente entre Pikolin e a Ordem Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid.

La postura en la que dormimos es muy importante