9 erros podem impedir o sonho dos seus filhos

Problemas infantis para conciliar o sonho: mais comuns do que achas

Atingir que um menino se deite e durma toda a noite é um dos maiores desafios aos que os pais se enfrentam cada dia. Assegurar um descanso completo dos meninos não só é importante para a saúde do menino , mas também para a dos pais, que brigam cada dia por conciliar a sua vida familiar com a laboral.

Os meninos em idade pré-escolar padecem habitualmente diferentes transtornos do sonho . Até aos mais tranquilos têm dias nos que conciliar o sonho não lhes resulta fácil. É por isto que entre o 25 e o 30% das visitas ao pediatra têm que ver com este tema, segundo assegura o ISS (Instituto de Investigação do Sonho). A ansiedade provocada pela separação com os pais, o stress da sua rotina, parasomnia ou sobreexcitação nas últimas horas do dia são as causas principais destes problemas.

No entanto, e embora às vezes estas dificuldades requeiram em tratamento de um especialista, a maior parte das vezes podemos solucionar-lo evitando certos erros nas horas prévias à hora de deitar-se.

Erros comuns antes de deitar aos meninos

Não ter marcado o horário de deitar-se

Que o menino comience a bocejar ou a esfregar-se os olhos não deve ser o indicador que estabeleça o momento de ir à cama . Nesse caso o mais seguro é que já seja muita tarde. Ultrapassar esse momento pode causar que o seu cansaço impeça conciliar o sonho corretamente. Além disso, a fadiga lhes inquieta e pode provocar esses despertares noturnos.

Para evitar-lo devemos marcar uma hora fixa cada dia, que paute a sua rotina. Isso lhe ajudará a ter maior segurança no seu dia a dia e a terminar de estabelecer o seu relógio biológico. Por último, para poder estabelecer o momento perfeito, tem muito em conta a hora à que se acorda e comprova que terá as horas de descanso necessário

Excesso de estímulos

Jogos físicos ou muitos excitados, luzes fortes e ruídos estridentes são alguma das coisas que devemos evitar na hora prévia a dormir. Reduzir a estimulação progressiva do menino será fundamental para que o seu cérebro comience a preparar o momento do sonho.

Balançar aos meninos desde bebés

Balançar aos meninos no berço ou em braços quando são pequenos é um hábito pouco recomendado, uma vez que se lhes gera uma dependência ao movimento para atingir conciliar o sonho. Além disso, se se adormece com movimento é muito provável que não alcance a fase mais profunda e reparadora, sendo mais factível que se acorde a meia noite.

Falta de rotina

Atingir estabelecer uma hora para deitar-se e reduzir os estímulos serão as tarefas mais simples se marcamos previamente uma rotina antes de deitar-se. Ir ao banho, lavar-se, lavar-se os dentes, pôr-se o pijama e ler um conto fará que o menino se vá preparando para o descanso. Se achas que é muito maior ou que está muito cansado para isso romperá a sua rotina e lhe dará maior insegurança.

Jantares pesados ou doces

Devemos evitar os jantares muitos copiosos ou gorduras se depois não deixamos o tempo suficiente para a digestão. O descanso reparador pode verse dificultado se o seu organismo continua ativo. Também devemos evitar os doces ou bebidas acidas e gasosas, que excitam facilmente ao pequeno. Se o menino deseja tomar algo antes de dormir o mais recomendável é um copo de leite amornada, seus nutrientes de fácil assimilação para o organismo não somente assegura a rápida assimilação do sonho, se não que ajuda a que seja mais profundo.

Não ter adequada o quarto ao descanso

O dormitório do menino deve convidar ao descanso e não fomentar a atividade. Para isso devemos conseguir que esteja sempre recolhida para que os seus brinquedos não estimulem ao menino ao entrar no quarto. É importante também que esteja corretamente ventilada para manter um espaço mais saudável. E por último, mantém sempre uma temperatura constante dentre 18º e 21ºC.

Vestir aos meninos com pijamas incômodos

Escolher a roupa para dormir é um fator ao que não se lhe dá a suficiente importância. Assegura-te de que o seu filho se sente cômodo com o seu pijama, que não lhe fique nem muito grande nem muito pequeno, e que não lhe abrigue muito ou lhe faça acontecer frio. Para isso deixe que escolha entre várias opções. Será uma escusa perfeita para fomentar a confiança e a toma de decisões do menino.

Repreender ao menino ou irritar-se antes de dormir-lhe

Uma correta atitude dos pais é fundamental para que o menino durma tranquilo e seguro. O momento da separação em quartos é difícil de compreender para muitos meninos, que somente querem estar com os seus pais. Por isso devemos evitar repreender ou gritar ao menino nas horas prévias à noite e tentar não perder a acalma se não quer deitar-se. Pelo contrário é aconselhável terminar o dia com mensagens positivas e reconfortantes.

Não ter os colchões adequados

A cama termina sendo o fator chave para assegurar um sonho profundo e reparador. Se é incômoda, ou não se adapta às necessidades do seu filho, será complicado que atinja dormir toda a noite sem acordar-se. Os seus colchões e travesseiro deverão adaptar-se a todos os períodos do crescimento dos seus filhos, por isso a alta adaptabilidade deve ser a caraterística fundamental dos colchões, se amoldando sempre à curvatura natural do seu corpo. Para além de ser assine para garantir uma postura correta das suas costas em contínuo crescimento. Por último é muito importante que tenha tratamentos de proteção higiénica anti-ácaros.

Em Pikolin temos uma gama específica de produtos desenhados para os menores da casa. Conforto, firmeza, ventilação, durabilidade, transpirabilidad e proteção higiénica são as caraterísticas que dirigem os nossos esforços.

Descobre os modelos que temos tanto para bebés como para meninos de mais de 3 anos