A dormir se aprende

A chegada de um bebé marca um antes e um depois em todos os aspetos da vida do casal e o dormir é um deles.

Quanto têm que dormir os meninos?

Dá uma olhada a esta tábua, é uma guia geral, cada bebé é diferente, certamente, mas todos precisam de mais ou menos estas horas de sonho..

As horas de sonho noturno não são de “um puxão”). Estes valores são estimativos, podem variar entre uma e duas horas acima e abaixo. Fonte: Felizes Sonhos, Elizabeth Pantley, Ed. Mc Graw Hill.

Como é o sonho dos bebés?

Se sabe que os esquemas de sonho se começam a formar antes do nascimento . A fase REM ou sonho ativo é a primeira em formar-se e já se detecta em fetos de 6 ou 7 meses de gestação, e a NÃO-REM ou sonho tranquilo não se detecta nos fetos até ao 7º ou 8º mês de gestação e numa proporção muito baixa em comparação com a anterior, proporção que se manterá durante alguns meses mais. Ou seja, no momento de nascer, os períodos de sonho já estão estabelecidas (REM e NÃO-REM), mas apresentam diferenças com as de um menino maior e com a dos adultos.

Pelo anteriormente exposto se deduz que o sonho ativo é o mais importante para os bebés. Um recém-nascido acontece o 50% de sonho em REM, proporção que manterá até aos três anos que diminuirá até um 33%, para chegar finalmente a um 25% na adolescência e na idade adulta.

Como posso ajudar-lhe a dormir? Como posso reduzir os despertares?

Aqui é onde entra a função dofórum de Dormir sem chorar, uma vez que para ajudar a dormir a um bebé ou tentar que não se acorde durante a noite antes é preciso conhecer a situação inicial e em função desta tomar medidas. Medidas que certamente serão diferentes em cada caso e em cada família, uma vez que não todo o mundo tem os mesmos costumes, alguns bebés dormem no seu berço, outros com os seus pais, uns tomam biberão, outro peito…. e a intenção é melhorar o sonho sem alterar o tipo de vida que tem cada casa e certamente sem deixar chorar ao bebé.

Tão importante é ensinar a dormir como criar colchões pensando na atividade dos bebés e no seu desenvolvimento nos seguintes meses. Por isso, Pikolin criou produtos específicos que se adaptam às necessidades dos primeiros meses do bebé, com a firmeza e adaptabilidade que requer cada período do crescimento dos seus filhos.