A luz afeta à qualidade do sonho

A Universidade Sungkyunkwan de Seul realizou uma importante descoberta em torno do descanso das pessoas. Um grupo de científicos sul-coreanos puderam demonstrar que a qualidade do sonho se vê afetada quando dormimos com alguma luz ou a televisão acesa. O estudo, publicado pela revista Sleep Medique analisa o sonho de dez pessoas com bom estado de saúde durante duas noites consecutivas.

Durante o primeiro dia, os participantes puderam descansar com a luz a apagada, enquanto na segunda o fizeram com um fluorescente aceso a uns metros de distância. Todos os sujeitos analisados estiveram monitorados durante ambas jornadas noturnas para controlar variações da sua frequência cardiaca, a sua respiração e a sua atividade cerebral e muscular.

Os resultados foram muito esclarecedores. Durante a segunda noite (a que dormiram com a luz fluorescente acesa) tais pessoas aconteceram mais tempo na primeira fase do sonho, caracterizada por proporcionar um descanso menos profundo. Os minutos que aconteceram na terceira e quarto período com um sonho profundo foi muito inferior. Cabe ressaltar que esta situação é frequente em pessoas que sofrem de apnéia do sonho mas não acostuma dar-se em pessoas sanas.

luz nocturna

Os efeitos da luz elétrica no nosso organismo

O investigador principal do estudo, o doutor Seung Bong Hong ressaltou os efeitos da luz na qualidade do sonho: “O sonho de má qualidade crônico é nocivo para a saúde física e mental“, indicou. Também afirmou que os períodos mais avançados do sonho são importantes para a memória.

Outro efeito gerado nas pessoas que dormiram com a luz acesa foi o aparecimento de microdespertares (períodos nos que o cérebro está quase dormido durante mais de três segundos). Isto explicaria que nove das dez pessoas que participaram no estudo expressassem que tinham dormido mal durante a noite que tiveram o fluorescente aceso.

Outro estudo revelador da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos aborda os efeitos da luz elétrica no nosso organismo. Concretamente, a iluminação artificial diminui os níveis da melatonina, um hormônio produzido pela glándula pineal durante a noite cuja função é chave no processo de descanso, regulando a pressão sanguínea bem como os níveis de glicose e de temperatura do nosso corpo.

Porque para descansar corretamente, não só é necessário ter uma boa equipa de descanso senão umas condições ótimas de luz e som. Por isso, desde Pikolin tratamos de conscientizar à sociedade dos efeitos negativos de fatores externos como o ruído ou a iluminação, iniciando iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa como a Campanha pela Saúde Acústica.