A narcolepsia tem origem auto-imune

Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine demonstrou a origem auto-imune da narcolepsia , doença relacionada com o sonho que afeta a milhões de pessoas a nível mundial. A investigação foi feita por científicos da Universidade de Stanford encabeçado pelo especialista mexicano Alberto da Herrán que se encontra ali realizando um postgrau.

Remédios que provocavam narcolepsia

A origem da investigação foi um broto do vírus da gripe H1N1 no ano 2009 e que propiciou um repentino aumento dos casos de narcolepsia na China e os países escandinavos durante o ano seguinte. Os investigadores concluíram que o remédio utilizado nas bovinas, Pandemrix, era o que produzia a narcolepsia que nesse caso afeto a meninos pequenos de forma principal.

Após realizar o trabalho de campo, comprovaram que as pessoas com narcolepsia tinham perdido as 70,000 neurônios que produzem hipocretina que é a proteína que faz que estejamos em vigília.

Emmanuel Mignot, professor de psiquiatria e ciências do comportamento explica de forma muito clara as consequências desta descoberta. “A relação entre a infeção A H1N1, vacinação e narcolepsia nos deu informação muito interessante sobre as possíveis causas da doença.

narcolepsia

Relação entre a narcolepsia e o sistema imunológico

Em particular, nos sugeriu fortemente que as células T do sistema imunológico preparado para atacar ao vírus A H1N1 podem ocasionalmente ter uma reação cruzada e de alguma maneira provocam a destruição dos neurônios produtores de hipocretina”. Mas a descoberta vai muito além de encontrar a origem da narcolepsia.

“Nos encontramos com o São Graal da imunologia, um fenômeno chamado mimetismo molecular que tinha sido uma hipótese por décadas, mas nunca tinha sido demonstrado em humanos”, revela orgulhoso Alberto Da Herrán Arita, investigador principal do estudo. E   Que é o mimetismo molecular? O explica também o especialista mexicano nos seguintes termos: “O mimetismo molecular é um processo no qual o sistema imune confunde a uma proteína do organismo com uma proteína de algum organismo patógeno”. No caso estudado se confunde a hipocretina com o vírus da gripe.

Em Pikolin nos preocupa a saúde das pessoas, é por isso que criamos este blog com a finalidade de divulgar toda a informação possível sobre os transtornos do sonho , saúde e hábitos de vida saudável, contribuindo assim a divulgar todos aqueles avanços médicos e investigações relacionadas, que possam supor uma melhoria na qualidade de vida dos afetados e no conhecimento geral sobre a importância da saúde preventiva.