A força da cor

As 8 cores mais relaxantes para dormitórios para adultos

Prefere dormir num quarto pintado de amarelo vivo ou num quarto com paredes azul claro? Temos uma resposta clara! As cores desempenham um papel fundamental no nosso estado de espírito e no nosso descanso. As mais claras convidam-nos a relaxar e a dormir, e as mais brilhantes acordam-nos e enchem-nos de energia.

Aqui estão as 8 melhores cores para decorar quartos de dormir para adultos!

AS CORES TRANQUILIZANTES TÊM UM EFEITO SOBRE A QUALIDADE DO MEU SONO?

As cores que usamos no nosso quarto têm definitivamente um grande efeito sobre a qualidade do nosso sono. Afinal, para adormecermos rápida e profundamente, os nossos cérebros precisam de estar calmos, para se sentirem fora de perigo. É por isso que recomendamos sempre evitar práticas ou actividades estimulantes imediatamente antes de ir dormir, tais como exercício, comer uma grande refeição ou beber café.

E as cores que os nossos olhos vêem antes de irmos dormir também têm um efeito poderoso no nosso cérebro. Devemos optar por cores que transmitam paz e evitar todas aquelas que se activam. Desta forma, não só adormeceremos mais rapidamente, como também teremos uma melhor noite de descanso.

Quarto de dormir em tons azul claro
Quarto com aspecto relaxante em tons de azul claro e branco

COMO É QUE AS CORES AFECTAM O MEU HUMOR E BEM-ESTAR?

A relação entre cor e humor foi provada: não se sente melhor quando entra numa sala bem iluminada e colorida do que quando entra numa sala escura e sombria? Temos também a certeza de que nem sempre se veste de cores vivas e que há dias em que só se tem vontade de usar preto, por exemplo.

A ciência tem vindo a estudar esta relação entre a cor e as emoções há décadas, e tem verificado consistentemente que a cor tem um impacto na forma como nos sentimos, pensamos e agimos. De facto, a psicologia da cor é constantemente utilizada no mundo do marketing para gerar certas reacções nos consumidores. Falamos-vos do efeito das cores principais:

  • Azul: Acalma e alivia como nenhum outro. No entanto, tente combiná-lo com outras cores relaxantes, como o branco. Um quarto azul como um todo pode parecer frio e pouco acolhedor.
  • Verde: Dá um ar refrescante que a sua mente vai adorar. Combina perfeitamente com brancos, azuis e amarelos.
  • Amarelo: Uma cor energética como nenhuma outra, tende a activar o nosso cérebro e a encher-nos de vitalidade. Por isso, no quarto de dormir é melhor usá-lo em tons claros ou em pequenos detalhes decorativos.
  • Lilás: Combinado com tons frios, pode convidar à introspecção e à meditação. Se o combinarmos com tons quentes, terá o efeito oposto, e encher-nos-á de energia.
  • Vermelho: A cor da paixão não é o melhor aliado para relaxar a mente. Pelo contrário, estimula-a. Por esta razão, não é recomendado incluí-la generosamente no quarto de dormir.
  • Laranja: Demasiado laranja num quarto pode ser avassalador. E, se for incluída na decoração com moderação, é uma cor enérgica que enche o quarto de vitalidade. É melhor não arriscar incluí-lo no quarto de dormir.

Mujer leyendo en un dormitorio relajante
Mulher relaxando enquanto lê no seu quarto

CORES MAIS RELAXANTES PARA OS QUARTOS DE DORMIR

Se procura as cores mais relaxantes para o seu quarto, o azul toma o pódio, seguido do amarelo e do verde (sempre a falar de tons claros). Outras cores que não lhe farão mal são branco, bege, prateado, madeira macia e rosa claro. Para um descanso perfeito, pinte as paredes com uma destas cores, mas também escolha mobiliário e acessórios de cama nestes tons.

Por outro lado, deve evitar qualquer cor estridente, como tons brilhantes de vermelho, laranja, amarelo ou cor-de-rosa. Em vez de o relaxarem, reduzem a sua sensação de fadiga e activam o seu cérebro!

Quarto azul
Quarto de aspecto relaxante decorado em tons brancos e cinzentos

COMO POSSO COMBINAR CORES SUAVES COM A ILUMINAÇÃO CERTA NO MEU QUARTO PARA CRIAR UMA ATMOSFERA RELAXANTE?

Se queremos realmente uma noite de sono perfeita, não podemos apenas cuidar da cor das paredes e do mobiliário do nosso quarto. A luz é igualmente importante!

  • As janelas no quarto de dormir são extremamente importantes. Por um lado, permitem-nos ventilar e melhorar a qualidade do ar (um ponto chave para o descanso) e, por outro lado, permitem-nos encher o nosso quarto com luz natural durante o dia. A luz natural amplia os espaços, reduz a fadiga visual, o stress e a ansiedade e, por conseguinte, dá-nos paz de espírito e descanso. Se puder, opte por grandes janelas no seu quarto e não as cubra com cortinas grossas durante o dia… Deixe a luz entrar livremente!

  • Mas não se esqueça das cortinas boas. A luz é maravilhosa durante o dia, mas, quando queremos dormir, não ajuda em nada. A luz envia sinais de aviso ao cérebro, e para ter uma boa noite de descanso, é preciso procurar exactamente o contrário. É por isso que é importante dormir na escuridão absoluta (para que quando se está deitado não se consiga sequer ver o contorno dos móveis no quarto).

  • Neste sentido, a temperatura das lâmpadas no seu quarto é também importante. É melhor se estiver quente e fraca, para convidar o nosso cérebro a relaxar, a descansar, a descansar. As luzes em tons frios, por outro lado, aumentam a produtividade e a actividade, razão pela qual são ideais para os espaços de trabalho.
Quarto bem iluminado
Quarto com a iluminação adequada