As melhores plantas para o quarto

As melhores plantas para o quarto

Já deve ter ouvido dizer que não se deve dormir com plantas porque elas nos roubam o oxigênio. Mas será isso verdade ou apenas um mito? Temos boas notícias: a ciência provou que se trata apenas de um mito! Embora as plantas fazem fotossíntese (absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio) e respiração (a sequência oposta), as quantidades absorvidas e libertadas são tão pequenas que nunca afetam os seres humanos.

Portanto, se gosta de plantas, não desista de as ter no seu quarto! Neste post partilhamos convosco um guia com as melhores opções.

QUAIS SÃO AS MELHORES PLANTAS PARA UM QUARTO DE DORMIR?

Acontece que, longe de ser prejudicial para a nossa saúde, ter plantas no quarto de dormir pode ajudar-nos a ter uma boa noite de sono. Isto porque contribuem subtilmente para oxigenar o ambiente, melhorando os níveis de humidade, purificando o ar e induzindo o sono.

Entre as nossas favoritas estão:

  • O ponto: uma das plantas mais utilizadas na decoração de interiores, devido à sua grande resistência e facilidade de tratamento. É também muito eficaz na purificação do ar.
  • A hera: útil para reduzir os sintomas de asma e alergia, e combate o bolor e outros poluentes que possam estar presentes no ar. Ideal para pessoas com problemas respiratórios (embora cresça rapidamente, pelo que necessitará de o aparar frequentemente).
  • A Palma Senhora: ideal para colocar junto à janela, pois adora luz brilhante e directa. É muito fácil de cuidar.
  • A monstera deliciosa: perfeita para se colocar longe da janela ou num lugar onde a luz solar direta não a atinge.
  • A orquídea: um símbolo de elegância, é discreta e irá misturar-se na perfeição com a decoração do seu quarto.
  • Alfazema e jasmim: duas plantas com um cheiro suave e relaxante, que reduzem os níveis de stress e induzem o sono.

Plantas adecuadas para un dormitorio
Vasos de plantas junto à janela do quarto

QUAIS SÃO AS MELHORES PLANTAS PARA O QUARTO DE UMA CRIANÇA?

Também pode ter plantas nos quartos das crianças, mas certifique-se de que nenhuma delas é tóxica para os mais pequenos! Podemos usar uma com flores de cor pastel, por exemplo, que atrai a sua atenção e também os ajudará a relaxar antes de se deitarem. Também deve ser resistente, para que a criança possa desfrutar do seu quarto sem pôr a planta em risco.

Portanto, poderíamos dizer que as melhores plantas para os quartos de criança são azaleias, begónias rex, gerânios, violetas africanas e hypoestes, entre outras.

Dormitorio infantil con plantas
Quarto das crianças com plantas

QUE PLANTAS DEVE TER DE ACORDO COM O FENG SHUI?

O Feng Shui é uma conhecida filosofia oriental que procura harmonizar o espaço a fim de alcançar um maior bem-estar para aqueles que o ocupam. Diz-nos, por exemplo, as cores que devem estar presentes na nossa casa ou onde a nossa casa de banho deve ser colocada, mas também nos dá uma opinião sobre as plantas no nosso quarto.

O Feng Shui não os proíbe, de facto, considera-os benéficos, mas avisa que, “se mal utilizados”, podem produzir um excesso de energia na sala. Para evitar isto, estabelece uma série de recomendações:

  • Para beneficiar da energia positiva das plantas, é melhor não colocar mais de 2 espécies diferentes no seu quarto e, se possível, longe da cabeceira da cama.
  • É melhor colocar as plantas em vasos de barro ou de cerâmica.
  • As espécies com folhas arredondadas também devem ser preferidas, o que, segundo o Feng Shui, contribui para o fluxo adequado de energia, por oposição às plantas com folhas afiadas, que geram rigidez.
  • O Lírio da paz, a hera inglesa, o filodendro, a planta de jade, a calathea ou o ficus são grandes escolhas.

Las mejores plantas para el dormitorio
Quarto harmoniosamente decorado com plantas

QUE PLANTAS NÃO DEVEM SER MANTIDAS EM CASA?

Embora ao longo deste blogue tenhamos falado sobre os benefícios das plantas no seu quarto e em sua casa, devemos ter em mente que nem todas são aconselháveis. Há alguns que podem ser um pouco tóxicos ou venenosos, e podem ser perigosos se houver crianças ou animais de estimação em casa, que podem facilmente pôr as folhas na boca. As principais plantas a evitar em casa são: hortênsia, lírio, difembaquia, oleandro, sálvia divinorum e cicuta.

Qué plantas no colocar en el dormitorio
Abundância de plantas junto à janela do quarto