As melhores posturas para dormir bem

Dormir bem em qualidade e quantidade é a chave que proporciona um descanso saudável e reparador que nos permite levantar-nos com energia para enfrentar o dia.

Há muitos fatores que incidem no descanso desde os alimentos do jantar, o stress do dia, e certamente a qualidade dos colchões que utilizamos para dormir. Entre todos eles, um acostuma acontecer despercebido é a postura que adotamos enquanto dormimos. Porque acontecer um medio do dia com uma má postura, um mal gesto ou com tensões nas vértebras afetará à nossa saúde.

Qual é a melhor postura?,   e a pior?

Existe uma amplia bibliografia de estudos científicos que abordaram o tema de quais são as posições idôneas para dormir, e quais são as incorretas. Os resultados demonstram que embora há posturas mais aconselhadas que outras, todo dependerá das necessidades de cada corpo ou inclusive de situações temporárias como moléstias podem definir a postura mais confortável para cada pessoa.

Segundo os resultados obtidos nestes estudos a melhor postura para dormir é boca acima com os braços estendidos ao longo do corpo . Esta postura favorece a respiração e evita dores de costas ao permitir que a coluna esta numa posição na que não tenha que fazer nenhum esforço. Isso se, tem um inconveniente, ao estar tendidos completamente a zona lombar se pode sobrecarregar. A solução: simples, colocar um coxim pequeno sob os joelhos, essa download a pressão lombar e nos ajuda a conseguir um descanso perfeito.

A segunda postura recomendada pelos especialistas é a da posição fetal, com ela deixamos via livre ao ar que respiramos com o que é uma postura muito recomendada para aquelas pessoas que sofrem de apnéia do sonho uma vez que ajuda a liberar as possíveis obstruções do circuito respiratório. Sim nos decantamos por esta posição na cama, devemos procurar que os nossos colchões não gere pressão forte sobre o ombro ou ancas uma vez que pode chegar a provocar dor na zona. Por isso combina colchões com um alto nível de acolhida que permitam adaptar-se ao nosso corpo.

Algo que têm em comum os estudos realizados sobre quais são as melhores posturas à hora de conciliar o sonho, é em apontar à de dormir boca abaixo como a menos recomendável, uma vez que obriga às costas a adotar uma postura antinatural pelo que é muito provável que te levantes com dores em pescoço, costas e ombros. Além disso estarás pressionando em excesso tanta pélvis, joelhos e estômago.

Posturas para dormir

Qual é a postura preferida dos espanhóis?

Segundo o primeiro estudo sobre saúde e descanso realizado pela Associação espanhola da cama, ASOCAMA, e a Fundação de Educação para a saúde, Fundadeps, um 64,7% dos espanhóis escolhem dormir de lado, enquanto que um 19,4% não tinham uma posição fixa durante a noite. Quanto às duas posturas citadas como a melhor e a pior, boca acima e boca abaixo, obtinham resultados quase idênticos, um 7,8% e um 7,9% respectivamente.

Por último, este estudo nos seus dados em relação à preferência de posturas à hora de dormir entre homens e mulheres, apontava que eles preferem num 64,5% dormir boca acima enquanto que a postura escolhida pela maioria delas foi a de dormir de lado com um 57,5%.

Para além das posturas, outro dos fatores chaves para conseguir um descanso perfeito é otipo de travesseiro que utilizas que está relacionada ao 100% com a sua postura ao conciliar o sonho uma vez que o objetivo da mesma é permitir um alinhamento das vértebras cervicais. Uma pessoa que dorme boca acima precisará de um travesseiro menor que os que o fazem de maneira fetal. Na site de Pikolin poderás encontrar os travesseiros ordenadas segundo a postura na que dormes,   assim te será mais simples escolher!

E certamente, uns colchões que seja o que precisas de é a chave mais importante, para isso preparámos um configurador de colchões que te ajudará a escolher o que melhor se ajusta às suas necessidades.

Desde Pikolin queremos transmitir a importância do sonho sobre a nossa saúde. O sonho é o verdadero “oficina” do nosso organismo. Se tens interesse em conhecer os processos de recuperação que acontecem durante a noite visita esta página.