As mulheres precisam de dormir mais que os homens

Os homens e as mulheres somos muito diferentes em muitos aspetos da vida e o descanso não ia a ser uma exceção.

Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade de Duke na Carolina do Norte , as mulheres precisam de dormir mais que os homens. Este não é o primeiro estudo que chega a estas conclusões.

O cérebro feminino “multitarefa”

O Doutor Jim Horne, especialista britânico na ciência do sonho, cifrou a quantidade de sonho extra que precisam das mulheres em 20 minutos. As chaves deste adicional de descanso as encontramos no comportamento do cérebro feminino.

As mulheres possuem a capacidade multitarefa, o que as faz capazes de realizar várias ações ao mesmo tempo com o que o seu cérebro tem um maior consumo de energia e por isso precisam de um maior tempo de descanso para ajudar à regeneração neuronal completa.Segundo Horne, “uma das funções principais do sonho é permitir-lhe ao cérebro “recuperar-se e consertar-se”. Isto se deve a que, durante o sonho, a casca – parte responsável do pensamento, a memória e a linguagem – se desprende dos sentidos e acontece a um período de recuperação. “Quanto mais use o cérebro durante o dia mais tempo requereria de descanso para a sua recuperação”.

O Dr Breus, psicólogo e especialista em transtornos do sonho, comprovou mediante um estudo que as mulheres são mais propensas à depressão e ao mal humor durante as primeiras horas da manhã.

Em Pikolin queremos transmitir a importância do sonho, porque saúde e sonho estão totalmente relacionados. Durante a noite não só dormimos e descansamos, se não que o nosso corpo dedica esse tempo a realizar o que poderíamos chamar tarefas de manutenção, é o verdadero “oficina” do nosso organismo. Se tens interesse em conhecer os processos de recuperação que acontecem durante a noite visita esta página.Por isso, é fundamental ter uns bons colchões, que nos permita dormir o necessário em quantidade e qualidade. Dedicar tempo a escolher bem e buscar uma marca de garantia é um verdadeiro investimento. A nossa saúde está em jogo.

Mujer descansando