Astenia outonal Por que acontece e como se remedia?

Que é a astenia e por que se produz?

Te sentes cansado ou decaído ultimamente? Possivelmente a astenia outonal esteja fazendo das suas. A volta à rotina, os horários e a diminuição de horas solares podem causar este síndrome que é temporário se continuas alguns conselhos.

O 22 de setembro entrou o outono, mas o clima cálido e as horas de luz nos acompanharam até outubro. No entanto, enquanto nos adaptamos de novo à rotina, o frio e as primeiras chuvada já estão chegando. Além disso, cedo mudamos a hora e cada vez iremos perdendo horas de dia.

Esta diminuição de luz e a abaixada das temperaturas, afeta aos nossos biorritmos, ou seja ao ciclo vigília-sonho, que acarreta em muitas ocasiões a variação do nosso estado de ânimo. Isto é o que conhecemos como astenia outonal.

A melatonina é a principal responsável deste fenômeno. Este hormônio, encarregada de regular o sonho e a temperatura corporal, aumenta a sua produção com a redução de luz solar. Ao incrementar a melatonina, se reduzem os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade .

Conselhos para evitar a astenia outonal

Cansaço, sonolência, falta de sonho, hipersomnia, tristeza, apatia, mal humor ou falta de concentração são alguns dos sintomas que podem aparecer durante este período. Por isso, a Direção Geral de Saúde Pública publicou uma série de conselhos para atenuar as consequências da astenia outonal:

  • É recomendáveis expôr-se ao sob l pelo menos dez minutos diários, preferivelmente a primeira hora da manhã. Por isso, sobe o estore e abre a janela nada mais acordar-te, o sol acordará o seu organismo.
  • Realizar regularmente algum tipo de exercício físico, deste modo te manterás ativo.
  • Dorme o necessário em função das suas necessidades, mas sempre te adaptando às horas de luz solar.
  • Mantém uma dieta equilibrada.
  • Sal a passear ou realizar alguma atividade ao ar livre.
  • Planeia excursões adaptadas a este clima e desfruta do outono e a sua beleza.

Se continuas estes conselhos, a adaptação ao novo horário será rápida e os efeitos durarão poucos dias. Em Pikolin achamos que aplicar-los é importante ao longo de todo o ano, uma vez que descanso, exercício e nutrição são os três pilares do nosso conforto. Além disso lembramos que também é o momento de virar ou girar os colchões e, no caso de que tenham acontecido 8-10 anos, é o momento para investir num nova equipa de descanso.