Beneficia dormir acompanhado?

Compartilhar colchão é bom para a saúde

Dormir em casal é muito mais benéfico do que parece. A priori, atingir habituar-nos aos movimentos, roncos, respirações, brigas pelos lençois e alguma que outra patada ou palmada, parece uma tarefa árdua complicada e faz que nos reformulemos – em mais de uma ocasião – se realmente não descansaríamos melhor só. Mas NÃO, compartilhar colchão tem muitas mais vantagens das que achamos. Está comprovado. É inclusive bom para a saúde.

Dormir em casal pode alongar-te a vida

Até faz pouco tempo unicamente se falava das dificuldades que dormir em casal ocasionava. Este é um problema que acostuma afetar mais às mulheres uma vez que, segundo os dados da Sociedade Espanhola de Neumología e Cirurgia Torácica (SEPAR), o 50% dos varões roncam pelo menos cinco dias à semana, enquanto que no caso das mulheres a percentagem diminui até ao 25%.

No entanto, um estudo liderado pela professora psiquiatra, Wendy Troxel, descobriu que as pessoas que dormem acompanhadas demoravam menos tempo em adormecer-se e acordavam-se menos. Deste modo, evidenciou que as pessoas que dormem em casal são muito mais felizes e inclusive mais longevos.

Portanto, os benefícios psicológicos compensam a possível perda na qualidade de sonho por estorvo. Qual é o motivo? Muito simples, dormir acompanhado proporciona uma sensação de segurança que faz descer os níveis do hormônio do stress ou cortisol. Assim, ao compartilhar cama, reduzimos os nossos níveis de citosinas e aumentamos a oxitocina – hormônio do amor – que se produz no mesmo lugar do cérebro responsável do ciclo do sonho.

Benefícios de dormir acompanhado

  • Reduz o nível de stress

A sensação de segurança e confiança que alcanças com o seu casal faz descer os níveis de cortisol ou hormônio do stress. Além disso, se és dos que preferem dormir abraçados, aumentarás a oxitocina, hormônio do apego. Neste sentido, um estudo da Universidade da Carolina do Norte comprovou que aoreceber abraços descemos o ritmo cardiaco e reduzimos a pressão arterial.

  • Luta contra a insônia

A dinâmica diária de um casal ajuda a gerar uma rotina de sonho. Deste modo, o casal se converte num agente de controle e um pode condicionar ao outro, gerando o clima de descanso perfeito para conciliar o sonho.

  • Melhoria a convivência

O facto de deitar o um com o outro e a contínua roçadura nos faz ser mais tolerante e, portanto, ajuda a melhorar a vida em casal nos sentindo mais cômodos o um com o outro.

  • Regulador de temperatura

Estudos científicos demonstraram que as mulheres têm maior sensibilidade ao frio que os homens e, por contra, os homens são mais calorosos. Esta combinação ajuda a regular a temperatura otimiza na cama.

As medidas dos seus colchões

Olho, porque de nada servirão estes benefícios se não temos um espaço mínimo na nossa cama. O espaço é vital para garantir o descanso, uma vez que todos mudamos de posição habitualmente durante o sonho. Portanto, é importante adequar as medidas dos colchões para evitar incomodar ao nosso casal ou simplesmente para estar mais cômodo. Em Pikolin apreciámos uma mudança de tendência nas medidas mais vendidas em Espanha. As cifras indicam que a medida 150×190 está deixando atrás a mais standard, 135×190.