Benefícios de dormir bem 7-8 horas

Benefícios de dormir bem 7-8 horas

A Organização Mundial da Saúde e o ministério de Sanidade recomendam que as pessoas adultas durmam entre sete e oito horas diárias. Várias são as razões que fazem que durmamos mais ou menos.

A primeira delas é a genética. Um estudo realizado em 2011 por investigadores da Universidade de Ludwig-Maximilians de Munique comprovou que aquelas pessoas que tinham duas cópias de uma variante comum do gene ABCC9 dormiam menos que o resto da população. Outra das conclusões é que as horas de sol de um país também afetavam às horas de sonho necessário.

Outra investigação do 2009 publicada em 2009 na revista Science também evidenciou a importância dos DNA nas horas de sonho. Uma mãe e a sua filha dormiam 6,25 horas enquanto que o resto de membros da sua família (19) o faziam 8,06. Os investigadores demonstraram que as dois tinham uma particularidade nos seus DNA que as fazia precisar de menos horas de sonho para estar descansadas. Mas   que temos que fazer para descansar totalmente durante a noite e estar pletóricos de energia no dia seguinte?

El ejercicio puede beneficiar el descanso

Hábitos para ter um descanso saudável

Pikolin é uma empresa preocupada pelo descanso das pessoas. Por isto, elaborou junto ao Colégio de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid uma guia com conselhos para atingir um descanso perfeito. Os mesmos se podem resumir em:

1)    Não fazer jantares copiosos: Os alimentos grasos, fritos ou elaborados podem provocar uma digestão pesada e dificultar o descanso. Por isso, é preciso evitar-los antes de ir-nos a dormir.

2)    Eliminar o álcool e o tabaco: O álcool, embora possa parecer que nos provoca sonho, fará que tenhammos um sonho fragmentado. Da sua parte, o tabaco tem na sua composição um excitante (a nicotina), algo que afetará ao nosso descanso.

3)    Evitar o chá e o café: Ambas bebidas contam com teína e cafeína que são substâncias que estimulam o sistema nervoso e dificultam um sonho profundo.

4)    Ter sempre os mesmos horários de sonho: Deitar-nos e levantar-nos sempre à mesma hora aproximadamente nos ajudará a descansar.

5)    Respeitar os ritmos de descanso: O nosso corpo é o que sabe quantas horas precisa de dormir. Se comprovamos que não podemos dormir, teremos que levantar-nos para não estar dando voltas pela cama.

6)    Realizar exercício físico: A atividade física moderada nos ajudará a eliminar o stress. Isto contribuirá à melhoria do descanso. No entanto, é preciso ter cuidado de não realizar-lo antes de ir-nos a dormir. Pode resultar estimulante e afetar ao nosso sonho.

7)     Manter o quarto nas condições ótimas: A temperatura e o nível de umidade são dois indicadores essenciais para que tenhammos um bom descanso. Teremos que ter o nosso quarto entre os 18 e os 20 graus e com um 60% de umidade para que o nosso descanso não se veja prejudicado com acordar-se em metade da noite ou dificuldade para conciliar o sonho.

8)    Evitar a luz forte e os ruídos: A luz estimula a produção de substâncias no sistema nervoso que induzem o estado de vela. Da sua parte, o ruído estimulará o nosso cérebro e nos impedirá ter um descanso profundo.

9)    Usar roupa cômoda para dormir: A seda, o algodão e o linho minimizam a transpiração e melhoram o conforto. Devemos dormir com penhores destes materiais para favorecer o nosso descanso. Além disso, é necessário que não tenha elásticos para não impedir a círculação sanguínea.

Pikolin se preocupa da qualidade do sonho de cada pessoa e é consciente de que não todos temos as mesmas necessidades. Por isso, conta com uma amplia gama de colchões e travesseiros e ajuda na difusão de investigações que ajudam à melhoria do descanso.