Chaves e benefícios de um bom descanso

O sonho, a nossa oficina de manutenção

O ritmo de vida atual nos submete a um esforço constante. Ao longo do dia, caminhamos, subimos e descemos escadas, conduzimos ou permanecemos muito tempo sentado. Ao finalizar a jornada, nos ganhámos um saudável e reparador descanso. E é que, temos que estar astutos para a manhã seguinte. Dormir tem múltiplos benefícios para o nosso corpo.

A Organização Mundial da Saúde recomenda um número de horas de descanso determinado segundo a idade de cada pessoa. Os adultos temos que dormir entre 7 e 9 horas ao dia para poder realizar as suas atividades com energia. Mas   que é necessário para recuperar-se durante a noite? Uma boa equipa de descanso. O sonho é a oficina de manutenção do nosso corpo. Dormir mal é levantar-te cansado e piorar a sua qualidade de vida.

Benefícios do descanso

Uns bons colchões ao final é saúde. Assim de simples. Enquanto dormimos, no nosso corpo acontecem um sem-fim de processos reparadoras que melhoram os processos de memória e aprendizagem, fortalecem as defesas perante doenças, diminuem a nossa tensão arterial e relaxam músculos e articulações. Além disso, o sonho diminui a despesa energética e essa economia o utiliza o corpo em funções reparadores internas relacionadas com o metabolismo, a regeneração ocular ou o aumento do fluxo sanguíneo cutâneo, eliminando as toxinas acumuladas na pele.

Isto é tudo o que o sonho pode fazer pelo seu corpo e a sua saúde:

  • Sistema nervoso: Mantém a memória e a aprendizagem ativa uma vez que o descanso preserva as integridades do circuito neural, zona implicada nestes processos.
  • Sistema imunitário: Dormir bem faz que o corpo resista melhor perante as doenças uma vez que ajuda a fortalecer as nossas defesas. Isto é possível porque influi de forma direta em diferentes processos homeostáticos do organismo.
  • Círculação do sangue: O regulamento do sistema neurovegetativo que se produz enquanto dormimos faz que o aparelho circulatório tenha que realizar um menor esforço durante a noite, circunstância que melhoria a círculação sanguínea.
  • Aparelho locomotor: O aparelho locomotor se relaxa do todo durante a fase IV do sonho e o período REM. Como consequência, os músculos, as articulações e a coluna vertebral liberam tensões que acumularam durante todo o dia. Por outro lado, durante o nosso descanso se produz um procedimento de regeneração de tecidos do corpo humano.
  • Metabolismo: A diminuição da despesa energética durante as nossas horas de sonho se transformam em energia para as funções reparadores do corpo humano. Esta redução da taxa metabólica do nosso corpo se cifra entre um 10% e um 15%.
  • Coração: O descanso faz que a frequência cardiaca desça. Assim mesmo, os hormônios relacionados com o stress como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina também diminuem. Em paralelo, sobem os níveis de melatonina, vinculada ao sonho e o relaxamento. Junto com o hormônio do crescimento, a melatonina faz que as células e os tecidos do coração se regenerem. O 70% da quantidade de hormônio do crescimento que produz o corpo humano se segrega durante a noite nos estados III e IV de sonho.
  • Olhos: Durante a noite, se produz o processo de regeneração da rodopsina, pigmento sensível à luz. O descanso da vista faz que se possa recuperar do desgaste das atividades diárias.
  • Pele: A cara é a que mais se beneficia do descanso. O frescor e a saúde dos seus tecidos se recuperam depois de dormir durante toda a noite. Os nutrientes e o fluxo sanguíneo da cara aumentam e isto faz que as células se regenerem e se eliminem as toxinas acumuladas ao longo do dia.
  • Atividade cerebral: Diversos estudos referenciaram que a falta de sonho pode aumentar as probabilidades de sofrer depressão, ansiedade e irritabilidade entre outros transtornos. Dormir bem fará que reelaboremos e fixemos as experiências vividas durante o dia e as transformemos em lembranças permanentes.

Pikolin se preocupa pela qualidade do descanso das pessoas. Os nossos especialistas sabem que cada um temos umas necessidades à hora de dormir. Por isso, contamos com uma amplia variedade de colchões e de travesseiros que farão que o corpo humano comience cada amanhã totalmente descansada.