Chaves para escolher o melhor travesseiro

O travesseiro é o elemento mais pessoal do equipa de descanso embora normalmente não se lhe acostuma dar a importância que tem. Um travesseiro que não se adeqúe corretamente às nossas necessidades pode piorar a qualidade do sonho e inclusive provocar dores cervicais.

Que travesseiro precisas de?

Por isso, é importante dedicar uns minutos a entender as nossas necessidades dadas que não existe um travesseiro ideal, cada um devemos encontrar aquela que assegure o correto alinhamento do pescoço com o resto da sua coluna, garantindo uma posição natural sem tensões.

Dormir sem ela, como em algumas ocasiões quando se adormece boca abaixo, nos provoca dormir toda a noite com o pescoço girado e se estamos boca acima, o nosso pescoço se arqueará para atrás podendo provocar lesões em discos vertebrais e nas raízes dos nervos cervicais.

À hora de escolher um travesseiro para o nosso descanso devemos de ter claro que não existe o travesseiro ideal. No mercado encontraremos diferentes materiais, alturas e firmezas que se adaptam a todas as necessidades possíveis sendo uma opção pessoal a eleição. O importante é antes de comprar-la deixar-se assessorar por um especialista em descanso e provar-la na posição habitual na que se descansa.

Materiais de fabricação de travesseiros

Entre as alternativas de materiais está a Fibra, que permite desenvolver distintas alturas e firmezas, são frescas e de fácil lavado. As de Látex que se adaptam perfeitamente à forma e peso da cabeça, sendo além disso muito transpirables. As de Viscoelástica combinadas com novos materiais dão lugar a blocos muito elásticos que permitem uma boa adaptação do pescoço.

A postura que adotamos para dormir, também é importante e afeta ao travesseiro mais indicado para cada pessoa. O mais recomendável para um bom descanso é dormir de lado, em posição fetal e com as pernas ligeiramente dobradas. Neste caso o travesseiro deve ser grossa e assine. Se dormes boca acima a firmeza e a grossura do travesseiro deverão ser intermédio. Se dormes boca abaixo, apesar de ser uma postura pouca aconselhável, o travesseiro deverá ser muito fina e adaptável. Se mudas frequentemente de postura durante a noite o ideal é um travesseiro de firmeza meia que acomode às diferentes posições.

Por último, é importante ter em conta os prazos recomendados para a renovação do travesseiro que por higiene e conforto, estão entre 1 e 2 anos.

Pikolin dispõe de um amplo catálogo de travesseiros desenhados para adaptar-se a todas as posturas à hora de dormir. Descobre qual é a que mais te encaixa.