Cirurgia oral para a apnéia obstructiva do sonho

Os organizadores da XXI Conferência Internacional em Cirurgia Oral e Maxilofacial, celebrada em Barcelona, manifestaram que era possível tratar de maneira definitiva aapnéia obstructiva do sonho mediante a cirurgia, prevenindo riscos de acidentes e doenças vasculares cerebrais.

Em que consiste a apnnea obstructiva do sonho

A apnéia do sonho é uma doença que afeta a um 5% das pessoas maiores de 18 anos, embora também podem padecer-la os meninos. Esta afetação se caracteriza por provocar pausas na respiração enquanto se adormece, o que impossibilita o descanso produzindo sonolência durante o dia e risco de acidentes no trabalho ou durante a condução. O doutor Javier González Lagunas, presidente do comité organizador do evento, expõe que os pacientes que sofrem apnéia do sonho podem desenvolver outras patologias como hipertensão e alterações vasculares cerebrais.

Ser obeso, fumar e beber álcool são fatores de risco da apnéia do sonho. Embora existem outros fatores como a posição na que dormimos, a forma do rosto, problemas de oclusão dental ou a hipertrofia das amídalas.

A determinados pacientes se lhes trata com CPAP, que consiste numa máscara que se coloca ao paciente enquanto dorme e que insufla ar nas vias aéreas superiores, o problema está em que nem é uma solução definitiva e que muito doente não suportam.

Ao longo do congresso se apresentaram resultados do avanço maxilomandibular, o remédio permanente à apnéia do sonho . O procedimento consiste em ultrapassar tanto o maxilar superior como a mandíbula com o objetivo de criar o espaço necessário para o correto passo do ar.

apnea sueño

Estudo italiano sobre a cirurgia maxilofacial e a apnéia do sonho

A revista Journal of Craniofacialmaxillary Surgery publicou um estudo cujos dados demonstram que os pacientes submetidos a esta operação, medidos com tomografia de faz cónico, melhoram o espaço faríngeo pelo qual acontece o ar mais de um 33%, e o volume de ar em mais do 50%.

No congresso esteve presente o doutor Paolo Ronchi, especialista nesta técnica, que demonstrou a satisfação dos pacientes operados tanto no referente com a funcionalidade como com a estética, uma vez que  “se melhora o aspeto facial”, afirma o especialista González Lagunas.

Esta operação se realiza através de uns minúsculos cortes na parte interna da boca, pelo que se minimizam os riscos para a saúde. Segundo o doutor Lagunas, “é uma técnica utilizada de forma habitual pelos cirurgiões maxilofaciales para tratar diferentes tipos de deformidades faciais. Um avanço horizontal de 10 milímetros pode resolver um número substancial de casos de apnéias”.

Em Pikolin nos preocupamos pela saúde das pessoas, daí o nosso interesse por todos os avanços médicos relacionados com os transtornos do sonho que possam supor uma melhoria na qualidade de vida dos afetados.