Como afetam mudanças estação e hora ao sonho

Durante a noite do sábado a emo domingo, se troca a hora. Às 3 da manhã teremos que atrasar os nossos relógios às dois. Isto fará que podamos desfrutar de uma hora mais de sonho. O mudança de hora se realiza como uma medida para poupar energia mas   como afeta ao nosso organismo?

Efeitos da mudança de hora no nosso organismo

A mudança de horário pode afetar de forma negativa à saúde das pessoas uma vez que sofremos alterações neurohormonais embora são passageiros. “É uma mudança pequena, de uma hora acima ou abaixo e em poucos dias o corpo se regula de novo”, aponta o neurocientífico do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) no Instituto Cajal de Neurociências Ricardo Martínez Murillo.

O principal problema que podemos ter é um transtorno no sonho. No ano 2007 se publicou na revista Current Biology um estudo que afirmava que estas mudanças afetavam aos nossos ritmos circadianos e, portanto, ao nosso descanso. Para ver o estudo completo em inglês fure aqui.

Outro estudo apresentado na na 63 Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia determino as complicações cardiacas derivadas da mudança horário. Esta investigação evidenciou um aumento do 25% no número de ataques cardiacos ema segunda-feira depois que se adiante a hora com a chegada da primavera a respeito de qualquer outro segunda-feira do ano. Pelo que se refere à mudança de horário do outono, os científicos concluíram que havia uma diminuição do 21% no número de ataques ao coração.

Conselhos para minimizar os efeitos da mudança horário na nossa saúde

A Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) estabelece uma série de conselhos para minimizar os efeitos da mudança horário no nosso organismo. Entre os mesmos se encontram fracionar a hora de diferença na que se veem afetados os nossos horários de alimentação e sonho, evitar as sestas diurnas para ter mais sonho durante a noite, tentar levar um horário regular tanto em alimentação como em sonho, pelo menos durante os primeiros dias. ajustar o relógio o mais rápido possível. O mais adequado seria fazer-lo justo antes de ir-nos a dormir para que nos levantemos com o horário adequado.

O descanso é uma atividade vital fundamental durante a qual acontecem uma série de processos de recuperação. Desde Pikolin queremos transmitir a relevância do sonho e a sua relação com a saúde preventiva através da difusão de estudos e recomendações como a de este artigo.

cambio de hora