Como cuidar o travesseiro | Pikolin

Conselhos para o manutenção e limpeza

Como nos gosta o nosso travesseiro! Tão blandita, tão cômoda, aquela com a qual compartilhamos as nossas dúvidas e pensamentos mais íntimos cada noite antes de render-nos aos braços de Morfeo, mas…   Estamos emprestando-lhe a correta atenção?

De plumas, visco, látex, branda, assine… Uma vez que conseguiste o travesseiro mais apropriado às suas necessidades e forma de dormir, é importante fazer um correto manutenção da mesma, e é que somente assim atingiremos alongar a sua vida útil e manter num estado ótimo as suas propriedades.

O manutenção do travesseiro passo a passo

O primeiro passo que devemos dar uma vez compremos o nosso novo travesseiro é cobrir-la com uma capa de algodão, isto fará que esteja mais protegida das manchas e podamos lavar-la mais habitualmente. Há capas que são antiácaros, esta proteção extra nos beneficiará se somos alérgicos.

Outro passo simples é sacudir-las energicamente cada dia, deste modo evitaremos a acumulação de pó. Neste sentido, também é recomendável acontecer-lhe um aspirador de mão com filtro HEPA quando mudes a sua capa. Arejar-las bem todos os dias também é um bom hábito.

Se o seu travesseiro é de plumas ou de fibras, sacudir-la cada noite te ajudará a devolver a sua forma, ganhar volume e melhorar o seu descanso.

Por último, para além de lavar a capa do travesseiro cada semana junto ao resto dos lençois, é necessário lavar o travesseiro pelo menos duas vezes ao ano. Tem muito em conta a sua composição antes de fazer-lo, porque é muito provável que possas fazer-lo na sua lavadora.

Como lavar o travesseiro na lavadora

Antes de começar, observa com detenção o rótulo do travesseiro para ver as instruções de lavado e confirmar que fazer-lo é possível.

Como truque, te contamos que se é de plumas deverás utilizar o programa para lana, com detergente e suavizante. Também poderás utilizar a secadora se a tens. No entanto, se os seus materiais de composição são sintéticos, somente poderás lavar-las com um programa especial para estes tecidos, com água morna e secando-as ao sol sem espremer-las para tirar o excesso de água.

Aqui te deixamos alguns truques para que o resultado seja perfeito:

  • Detergente: é recomendável utilizar um sabão líquido e não em pó. Desta maneira, evitamos deixar resíduos no interior.
  • A lavadora: introduz alguns penhores pequenos junto aos travesseiros, assim evitaremos possíveis danos.
  • Enxágüe: programa duas vezes continuadas o ciclo de enxaguado. Só deste modo te assegurarás eliminar todos os restos de sabão.
  • Secado: é fundamental que as seques por completo, eliminando toda a umidade. Em caso contrário poderiam gerar-se fungos. A ventilação ao ar é a melhor maneira de secar.

Continuar estes conselhos e as instruções do fabricante, são aspetos fundamentais para manter o seu travesseiro sempre como nova. No entanto, devemos ter em conta que o uso diário destas fará que vão perdendo as suas propriedades e firmeza progressivamente. É por isto que recomendamos mudar-las cada 1 ou 2 anos.

Em Pikolin trabalhamos cada dia para assegurar a saúde do seu descanso e achamos que tão importante é ter uns bons colchões como um travesseiro em perfeitas condições. Somente desta maneira asseguraremos ter cada noite um sonho profundo e reparado.