Como decorar uma sala de estar

Como decorar a sala de estar: dicas

Se o dormitório é o quarto da casa mais orientado para o descanso, a sala deve ser o segundo. Sim, a sala de estar, porque passamos uma boa parte dos nossos dias nela, porque é onde socializamos e recebemos visitantes, mas também porque é onde vemos televisão, relaxamos e dormimos uma ou duas sestas.

Em suma, é uma sala chave na nossa casa, cuja decoração devemos escolher com cuidado. Desta forma, conseguiremos um espaço que não só trará harmonia à nossa casa, mas também às nossas vidas.

COMO COMEÇAR A DECORAR UMA SALA DE ESTAR?

Acabou de se mudar para cá? Talvez queira simplesmente mudar o estilo da sua sala de estar… Seja qual for o caso, não fique sobrecarregado. Por mais esmagadora que possa parecer no início, uma sala de estar vazia é a oportunidade perfeita para desfrutar da decoração, a oportunidade perfeita para deixar a sua imaginação correr à solta.

Comece por observar a sua sala de estar vazia durante algum tempo, anotando o máximo de informação possível num pedaço de papel: qual o tamanho da sua sala de estar, se é brilhante ou se precisa de uma pequena ajuda nessa área, que espaço gostaria de ocupar e que espaço deixaria livre, se gosta do andar actual ou se gostaria de o mudar… Depois de ter pensado nas respostas a todas as questões básicas que surgem, será muito mais fácil sentir-se à vontade para enfrentar os próximos passos.

Uma boa estratégia é também definir no início que cor gostaria de ver nas paredes da sua sala de estar. Sabendo isto, será mais claro sobre que tipos de acessórios corresponderão à sala e passará menos tempo a procurá-los.

Salón sencillo y armónico en tonos tierra
Sala de estar simples e harmoniosa em tons de terra

O QUE CONSIDERAR AO DECORAR UMA SALA DE ESTAR?

A questão mais importante que deve colocar a si mesmo para evitar cometer erros ao decorar a sala dos seus sonhos é para que quer que ela seja utilizada. Por exemplo, quer que seja um espaço relaxante, um refúgio onde possa recarregar as suas baterias, ou prefere que seja um lugar exclusivamente de lazer? Se quiser que seja um espaço dinâmico, orientado para o entretenimento, não tenha medo de optar por formas arrojadas e combinações de cores de todos os tipos… Pode até experimentar com cores invulgares no tecto e no chão!

Mas se, como a maioria de nós, vê a sua sala de estar como um local de relaxamento, recomendamos o oposto. Escolha cores claras e neutras, prefira os tons da natureza (castanhos, beges, cinzentos, verdes e azuis) e lembre-se que no relaxamento, menos é mais. Espaços sobrelotados estimularão o seu cérebro e dificultarão o relaxamento.

Adquira algumas revistas de decoração, inspire-se nelas e… decore!

Qué
Pequenos detalhes decorativos numa sala de estar

CHAVES PARA DECORAR A SALA DE ESTAR

Aqui está um resumo de todas as dicas que deve ter em mente:

  • Faça da sua sala de estar um espaço luminoso e obterá grande parte da paz que procura. Se tiver a sorte de ter janelas grandes na sua sala de estar, está com sorte! Mas se não, certifique-se de manter as janelas desobstruídas para uma maior sensação de amplitude e para tirar partido de qualquer raio de luz vindo do exterior.
  • Do mesmo modo, para conseguir este espaço luminoso, opte por cores claras nas paredes (branco, bege ou tons naturais). Por outro lado, evite os tons escuros. Os pavimentos em madeira são uma excelente opção mas, se forem de madeira muito escura, pode adicionar um tapete claro para dar um toque de luz.
  • Quando se trata de mobiliário, escolha peças funcionais que lhe permitam guardar tudo o que necessita. Só não comprem demasiados móveis! Espaços desordenados transmitirão sempre mais tranquilidade e gerarão uma sensação de maior amplitude. Além disso, prateleiras flutuantes ou prateleiras abertas serão sempre os seus melhores amigos.
  • Os materiais naturais, como a madeira, tendem a criar um espaço mais acolhedor do que os materiais metálicos, por exemplo.
  • E lembre-se que as formas arredondadas são mais susceptíveis de ajudar os seus olhos a relaxar.
  • Do mesmo modo, a luz quente é mais recomendada do que a luz fria para salas de estar.
  • E, claro, se o descanso é importante na sua vida, opte por almofadas de qualidade que cuidam da sua cabeça, pescoço e costas enquanto desfruta do sofá.
  • Também não renunciar a uma boa almofada ergonómica para as pernas, que o acalmará incrivelmente bem após um longo dia. São pequenos e combinam perfeitamente com qualquer sofá.

Claves para decorar un salón
Sala de estar/lounge bem iluminada