Um quarto para construir

Como decorar um quarto de casal

A decoração de um quarto duplo nem sempre é uma tarefa fácil. Quer esteja a viver com o seu parceiro pela primeira vez ou já vivam juntos há muito tempo, é uma questão de satisfazer não uma, mas duas pessoas. Portanto, se estiver um pouco sobrecarregado com a situação, não se preocupe: aqui estão as chaves para o ajudar a si e ao seu parceiro a alcançar o quarto de dormir dos seus sonhos.

O que deve ter um quarto de casal?

Antes de comprar ou organizar qualquer coisa, idealmente deve sentar-se com o seu parceiro para partilhar gostos e ideias, e tomar quaisquer decisões em conjunto. Encorajamo-lo a inspirar-se na consulta de websites e revistas de decoração, ou visitando uma loja especializada!

Mas, nas regras gerais, não se deve esquecer:

  • Colocar o descanso como uma prioridade. A principal atividade que tem lugar num quarto de dormir é, precisamente, dormir. Qualquer quarto duplo deve ser um lugar que o convide a relaxar e a recarregar as suas baterias. Para o conseguir, é importante não sobrecarregá-lo, decorá-lo com as cores certas e, acima de tudo, ter uma cama e acessórios de cama de qualidade. Certifique-se de que tem um colchão, almofada, lençóis e edredões que realmente contribuem para o seu bem-estar.

  • Preferir itens práticos e funcionais. Num quarto duplo costumamos guardar pelo menos as roupas de ambos os parceiros. E muitas vezes também armazenamos acessórios e muitos outros objectos. Por esta razão, um armário espaçoso, algumas prateleiras ou um bengaleiro serão certamente de grande ajuda, assim como algumas mesas de cabeceira em cada lado da cama, onde se podem colocar candeeiros e que também podem ser de grande ajuda para guardar objectos do dia-a-dia. Em qualquer caso, e para facilitar o descanso, tente não sobrecarregar o espaço.

Qué debe tener una habitación de matrimonio
Canto de um quarto de casal

Que cores são recomendadas para pintar um quarto de casal?

Costumamos dizer que vale tudo quando se trata de decoração, mas tenha cuidado com o quarto! Quando se trata de conseguir um descanso simples e repousante, as cores desempenham um papel fundamental.

Devemos optar por cores suaves, que são as que relaxam o nosso cérebro e o convidam a dormir. De facto, a ciência tem demonstrado que o azul, amarelo e verde (nessa ordem e sempre em tons claros) são as cores que mais contribuem para um sono de qualidade. Pelo contrário, cores mais vibrantes, tais como vermelhos, amarelos brilhantes ou qualquer tom de néon, ativam e estimulam o nosso cérebro, tornando difícil adormecer.

Cuarto de matrimonio
Quarto de casal decorado com cores suaves

Como organizar o quarto de um casal recém-casado

Se casaram recentemente ou se estão a viver como casal pela primeira vez, organizar o vosso quarto de forma eficiente pode não ser fácil. É por isso que recomendamos:

  • Vá devagar, pois um dos erros mais comuns dos recém-casados é comprar demasiados artigos, muitos dos quais não terão utilidade real no quarto de dormir.

  • Faça uma lista, juntamente com o seu parceiro, dos artigos que não podem faltar no seu quarto. Primeiro cobrir o essencial (não cair no jogo da compra por causa da compra).

  • Medir os espaços na perfeição, uma vez que é comum os recém-casados comprarem mobiliário que não se adapta ao espaço real disponível no seu quarto. Avalie as medidas que estes acessórios terão de ter para se obter exatamente o resultado que procura.

  • Optar por elementos funcionais e estéticos. Estas 2 características são o que o fará sentir-se realmente confortável no seu quarto. Não cometa o erro de comprar apenas “coisas bonitas”… Um quarto tem de ser confortável e sempre orientado para o descanso!

Organización en un cuarto de matrimonio
Roupas e acessórios num guarda-roupa de quarto duplo

As últimas tendências na decoração de quartos de dormir para casais

As redes sociais têm feito muitas tendências decorativas que vai adorar na moda. Estamos a falar de estética oriental, minimalismo, decoração com elementos naturais e febre do papel de parede. Conscientes de que os espaços sóbrios e desordenados são os mais propícios ao nosso descanso, estas tendências estão empenhadas em “menos é mais”, cores relaxantes em tons de terra e materiais naturais (melhor se forem ecológicos). Papel de parede nas paredes também torna mais fácil personalizar o seu quarto e criar um espaço único… vai encontrar milhares de designs diferentes!

Outra tendência que está a causar agitação é a da integração de espaços, que só recomendamos se o seu quarto for muito espaçoso e se gostar de coisas que são diferentes. Desta forma, é criada uma pequena suíte hoteleira, onde as portas são eliminadas e se pode encontrar no mesmo quarto a área de descanso, a área de trabalho e a casa de banho.

Habitación de matrimonio decorada con elementos naturales
Quarto duplo decorado com elementos naturais