Como descansam os portugueses?

Os portugueses dormem em média menos de sete horas por dia

Segundo um novo estudo da Conforama sobre a qualidade do descanso, 40 % da população portuguesa não descansa bem. Os principais fatores que afetam negativamente a qualidade do sono são os despertares noturnos causados pelos movimentos ou pelo ressonar do companheiro, o stresse e os problemas de saúde.

Cerca de 48 % dos portugueses vão para a cama depois da meia-noite. Antes de ir dormir, cerca de 80 % estão expostos a ecrãs. Por outro lado, cerca de 30 % dos portugueses inquiridos tomam infusões ou medicamentos para dormir.

O descanso dos portugueses — Infografia Conforama

É MELHOR SOZINHO, DE LADO E COM UM BOM COLCHÃO

Este estudo da Conforama também analisa a qualidade do sono em função de como se dorme. Cerca de 25 % dos inquiridos dizem dormir pior quando dormem acompanhados. Já a posição preferida para dormir dos portugueses é de lado.

Cerca de 63,8 % dos inquiridos com filhos indicam que descansam menos bem devido às preocupações

Em muitos casos, as crianças têm medo de dormir sozinhas e acabam por partilhar a cama com os pais. Cerca de 50 % dos inquiridos em Portugal dizem que os seus filhos, apesar de acordarem por vezes durante a noite, voltam a dormir facilmente.

83,5 % DOS PORTUGUESES ACREDITAM QUE OS COLCHÕES DEVEM SER TROCADOS A CADA DEZ ANOS

A maioria dos entrevistados tem um colchão com não mais de seis anos. Por outro lado, cerca de 50 % dos consumidores compram o colchão com base nas suas necessidades, sem ter em conta o preço.

Os portugueses inquiridos pela Conforama valorizam três elementos que afetam diretamente a qualidade do descanso:

  • 91,9 % destacam a qualidade do colchão, fazendo referência ao conforto, adaptabilidade e transpirabilidade.
  • 91 % consideram a almofada muito importante.
  • Mais de 82 % referem a ausência de ruído.
Fatores importantes para um bom descanso — Infografia Conforama

BENEFÍCIOS DE UM DESCANSO PROFUNDO

Um descanso de qualidade pode oferecer diversos benefícios ao nosso corpo. Melhora o humor e reduz a ansiedade, permite também uma boa recuperação física e melhora o sistema imunitário.

Mas como conseguir este descanso de qualidade? Na publicação 15 dicas para dormir melhor damos-lhe alguns conselhos para um descanso totalmente reparador.

Transportes públicos usados para compensar a falta de descanso

Segundo o estudo da Conforama, entre os locais onde os portugueses costumam adormecer com mais frequência estão os transportes públicos, o teatro, o cinema e o trabalho.

A sesta também é muito habitual em Portugal. É muito benéfica tanto ao nível físico como mental, sendo que um em cada quatro portugueses dorme a sesta durante mais de uma hora e utiliza principalmente a cama para o fazer.