Como deve ser o meu travesseiro?

O travesseiro é o complemento perfeito do descanso. É o elemento que menor importância se lhe acostuma dar e a realidade é que uma má eleição pode ocasionar-nos dores e aos compridos problemas de saúde relacionada com a zona cervical principalmente.

A função do travesseiro consiste em proporcionar num  correto alinhamento da coluna na parte cervical. Deve reduzir tensões musculares, permitindo o máximo estado de repouso da zona muscular de ombros e pescoço. Por isso é muito importante ter em conta  a posição que adotamos na cama quando dormimos antes de comprar um travesseiro. Segundo esta, o nosso travesseiro terá umas determinadas caraterísticas de altura e firmeza que nos ajudarão a obter um descanso perfeito e um correto alinhamento das cervicais:

  1. Dormir de lado: um 65% da população dorme desta maneira. Neste caso, se utilizamos um travesseiro muito grosso ou muito fina, fará que o pescoço perca o alinhamento com as costas que efeito perfeita para evitar dores. Para obter o travesseiro perfeito para dormir nesta postura deveremos medir a distância que vai do ombro à cara. Ao resultado haverá que acrescentar-lhe entre 2 e 4 centímetros dependendo da dureza que cada um precise de no travesseiro, não será igual para uma pessoa com ombros largos que outra com estes menores. É a melhor maneira de dormir uma vez que porque permite que coluna, pernas a cabeça estejam relaxadas. Além disso favorece a respiração.
  2. Dormir mudando de postura: um 19% da população se move durante a noite mudando a sua postura, isso faz que o travesseiro mais recomendado seja uma de firmeza e altura meia.
  3. Dormir boca acima: O travesseiro ideal para este caso terá uma firmeza e uma grossura intermédia. Somente um 8% das pessoas dormem desta maneira que favorece que as pernas e costas estejam alinhados e que uma parte importante da musculatura esteja relaxada. O inconveniente é que ao estar estirado completamente pode provocar dor lombar, para evitar isto o melhor é colocar um coxim sob os joelhos, isto aliviará a tensão lombar.
  4. Dormir boca abaixo: a postura menos recomendada para a saúde da nossa coluna Pelas tensões cervicais que provoca que afeta ao 8% da população. Para esta postura o travesseiro deverá ser o mais fina e branda possível.

Travesseiros viscoelásticas melhor adaptabilidade

O material que leva no seu interior o travesseiro é outro dos aspetos a ter em quanta quando tenhas que escolher travesseiro. Existem principalmente três materiais: a fibra, a espuma viscoelástica e o látex.

  • Fibra: É um material que efeito muito cômoda e com grande capacidade de recuperação. Além disso são totalmente transpirables uma vez que permitem o fluxo de ar pelo interior. Alguns modelos são laváveis.
  • Viscoelástica: material de alta adaptabilidade cuja firmeza se modifica com o calor do nosso corpo se fazendo mais branda à medida que se aquece. Este material é perfeito para aquelas pessoas que têm maior sensibilidade na zona cervical ou que podem precisar de manter uma posição terapêutica ao dormir.
  • Látex: Algo menos adaptáveis que as de viscolatex mas com textura suave e agradável. Ao ter uma estrutura interna de células abertas permite uma boa ventilação.

Qualquer que seja a nossa eleição final, terá uma vida útil dentre 1 a 2 anos, momento no que deveremos voltar a planear a mudança de travesseiro. Se não dormimos sós, o aconselhável é que cada um tenha o seu próprio travesseiro que se adapte às suas necessidades.

Por último, se temos um bebé não se recomenda pôr travesseiro. A partir dos 3 anos já poderemos pôr uma pequena, esponjosa e fabricada com material hipoalergénico como a que Pikolin há desenhado.

Desde Pikolin queremos transmitir a importância do sonho sobre a nossa saúde. O sonho é o verdadero “oficina” do nosso organismo. Se tens interesse em conhecer os processos de recuperação que acontecem durante a noite visita esta página.