Como dormem as mulheres?

Um estudo apresentado recentemente pela Sociedade Espanhola de Médicos de Atenção Primária vai na linha de investigações anteriores e afirma que as mulheres espanholas dormem uma meia de sete horas diárias. Até um 39% das indagadas apresenta algum tipo de dor ou mal estar geral, o 19,7% sofre ansiedade, e entre um 10 e 11% padece problemas demovilidad à hora de fazer atividades diárias. No que diz respeito às dificuldades para dormir até um 30% reconhece ter problemas para descansar e o 54% destas assegura utilizar algum tipo de medicação para combater-los, como lorazepam (21,1%), bromazepam (8,4%) e alplazolam (5,8%).

O doutor Eduard Estivill, especialista em medicina do sonho afirma que a causa destes problemas de sonho nas mulheres é que “não desconectam e, por isso, não atingem adormecer-se. São o grupo de pacientes que mais cresce na nossa unidade do sonho ”. Este especialista neurofisiólogo se refere com estas palavras a um amplo grupo de mulheres, dentre 30 e 45 anos, que cada vez têm mais problemas à hora de conciliar o sonho. São aquelas que se levantam às sete da manhã para iniciar o seu mundo, chegar ao colégio, a um trabalho exigente, controlar que em casa não falte nada ou o fato da tinturaria, o jantar, a compra, os emails antes de ir-se à cama …Estas mulheres “estão esgotadas e tomando hipnóticos”, afirma Estivill.

Os hábitos influem no descanso

Os dados apresentados pela Sociedade Espanhola de Médicos de Atenção Primária foram corroborados por diferentes estudos a nível mundial. Nos Estados Unidos, os inquéritos da National Sleep Foundation calculam que elas dormem seis horas e quarenta e um minutos de meia entre os 30 e os 60 anos. Sofrem mais sonolência durante o dia e lhes custa mais manter-se dormidas.

Em Espanha o 10,1% da população tem de forma habitual dificuldade para conciliar o sonho. Este problema afeta ao 14,6% das mulheres. Além disso, uma de cada quatro se acorda várias vezes enquanto dorme e o 18,1% se acorda muito cedo.

A menopausa é um dos fatores que pode influir no mal sonho das mulheres. Os sufocos, habituais nos primeiros anos após o início da menopausa, se anunciam de noite com uma subida da temperatura e há tendência a acordar-se. Esse calor duro uma média de três minutos, o que leva a um sonho de má qualidade. Embora durmam as horas adequadas, os sufocos prejudicam esse sonho e causam fadiga no dia seguinte.

Além disso há problemas de hábitos. “Muito não sabem dormir”, conclui Alex Ferrer, especialista da unidade do sonho do hospital Vall d’Hebron. “Dormem menos das horas necessárias e o fim de semana muito mais, isso indica algo. Se privam de uma função essencial”, afirma o doutor. Na sua unidade, o primeiro que fazem quando lhes chegam estes pacientes, explica Ferrer, é “suprimir a medicação”. É preciso ter em conta que, “frequentemente, aconteceram antes pelo médico de cabeceira e o psicólogo”, conclui o especialista.

Las mujeres tienen dificultad para dormir

O descanso é vital no dia a dia

“Tentamos, com métodos cognitivoconductuales que tenham um bom controle de estímulos, que se se vão à cama e aos 15 minutos não chegou o sonho, se levantem e voltem a tentar-lo mais tarde. Se consegue pouco a pouco. É um processo lento, mas melhoria a qualidade do sonho. É mais importante atingir quatro horas de sonho contínuo e compactado que muitas e salpicadas ao longo de toda a noite”, diz o doutor Ferrer.

O sonho tem uma função de restauração da energia gasta, também de restauração metabólica e sináptica ou celular. Os sistemas utilizados no período de vigília se consertam quando se descansa. O cérebro não se desconecta e durante os sonhos se estimulam conexões que puderam deteriorar-se durante o dia.

O que precisa de dormir uma pessoa é variável. A convenção em adultos sanos é dormir entre sete e oito horas, no entanto a determinação da falta ou não de sonho não está determinada pelo tempo, se não por se se consegue o descanso desejado. Há pessoas que dormem quatro horas e se sentem bem e com energia no dia seguinte. Outras dormem oito e se levantam muito cansadas porque o seu sonho é de baixa qualidade. Todo depende de como descansamos não de quanto dormimos.

Para um descanso reparador, Pikolin te oferece uma amplia variedade de colchões e travesseiros que se adaptam às necessidades que cada pessoa tem em cada momento da sua vida.