Como dormir com dor de costas e descansar

Uma das dolências mais comuns que sofremos é a dor de costas. Mais do 80 % da população teve lumbalgia alguma vez, sendo os homens os que a sofrem em maior medida.

A causa mais frequente desta patologia são problemas na coluna vertebral, na maioria dos casos não por uma alteração orgânica, senão por alterações na musculatura da zona devida a sobresfuerzos, uma má higiene postural ou por inatividade física.

Ao contrário da crença que estas dores remetiam após efetuar um descanso prolongado na cama, estudos científicos demonstram que é muito mais eficaz a atividade física combinada em alguns casos com a fisioterapia.

Segundo a Carolina de Miguel, do serviço de Reabilitação do Hospital Ramón e Cajal de Madrid “Perante uma lumbalgia, a população deve saber que o repouso é o pior inimigo das costas . É preciso desmitificar a lumbalgia porque muitas vezes somos os médicos os que fazemos iatrogenia. Temos que ser capaz de transmitir que a dor de costas não é algo grave, que embora se tenha mais artrose não significa que tenha que aumentar a dor, e que a lumbalgia se pode mitigar com um tratamento no que a atividade física exerce um papel fundamental”.

Cuida a sua postura, cuida a sua saúde

Outro dos motivos que devemos ter em conta para cuidar as costas é a nossa higiene postural: conhecer que posturas são as temos que adotar ao realizar os movimentos quotidianos. Isto será de grande ajuda para as nossas costas.Num estudo realizado por Pikolin e o Ordem Oficial de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid podemos repassar as pautas mais importantes para uma boa higiene postural durante o dia e a noite.

De noite

Nessa mesma guia podemos descobrir que as melhores para dormir sem sofrer dor de costas ao acordar, são aquelas que permitem apoiar toda a coluna na postura que adota esta ao estar de pé. Entre elas encontramos a de dormir boca acima ou de lado em posição fetal.

Quanto à equipa de descanso, é aconselhável que os colchões e o somier sejam assines: nem muito duro nem muito macios, o suficiente para que permita adaptar-se às curvas das costas . O travesseiro, a indicada para a postura escolhida. A roupa de cama leve e transpirable. Certamente se recomenda que no caso de compartilhar cama, o tamanho desta seja o suficientemente grande como para que se possa manter posturas relaxadas e realizar mudanças posturais com maior frequência e facilidade.

Em Pikolin somos conscientes da repercussão desta dolência e por isso propomos uma série de pautas para minimizar os seus efeitos. O núcleo de colchão Normablock é um exemplo da investigação sobre temas ergonómicos uma vez que garante que as costas adote uma posição correta e natural em toda a sua superfície ao proporcionar a firmeza necessária em cada parte do corpo.