Como escolher a medida correta no edredão nórdico?

Uma das dúvidas mais comuns na hora de comprar um edredão ou edredão nórdico são as medidas que este deve ter para encaixar perfeitamente na nossa cama.

Muitos pensam que existe uma única medida para cada tipo de cama, mas a realidade é que isto é uma questão de gosto. Enquanto que, nos países mediterrâneos, é comum o edredão poder ser colocado debaixo da cama como uma manta, noutros países, os edredões nórdicos limitam-se a cobrir a cama.

A medida do edredão ou edredão nórdico também determinará a medida das capas nórdicas e os complementos de cama comprados posteriormente, pelo que é importante conhecer as opções de tamanhos de edredões que existem.

Se desejar que o aconselhemos sobre o edredão mais adequado para si, nós telefonamos-lhe!

Em primeiro lugar, saiba que existem dois tipos de edredões nórdicos: de fibra e de penas. Um edredão nórdico de fibra é perfeito para pessoas que sofrem de alergias e não querem abdicar de um bom agasalho no seu descanso, com um enchimento esponjoso e suave, enquanto que um edredão de penas é completamente de origem natural com um tecido exterior 100% algodão, conferindo um elevado grau de aquecimento graças ao seu enchimento. Além disso, pode encontrá-los em diferentes gramagens para fazer a sua cama tanto na primavera e verão (como de fosse uma colcha), no outono e inverno, ou combinados DUO para todo o ano (tanto de penas como de fibra).

Neste link, pode assistir ao vídeo onde mostramos um dos nossos edredões de fibra para que possa vê-lo com mais detalhe.

EDREDÃO DE FIBRA

EDREDÃO DE PENAS

TAMANHOS DO EDREDÃO NÓRDICO DE ACORDO COM O TIPO DE CAMA

A seguir, poderá ver com detalhe quais as medidas mais comuns para cada tipo de cama e, além disso, damos alguns conselhos para que escolha a que melhor se adapta à sua forma de dormir.

Edredão de fibra de Aloe Vera para o inverno 300gr
  • Cama de 90 cm de largura, conhecida como  Twinsingle ou tamanho individual.

Para este tamanho de cama, em Portugal costumamos utilizar edredões nórdicos de 150 cm x 220 cm, uma vez que nos permite dobrar o edredão nórdico pelas laterais e pela parte de baixo da cama como se se tratasse de uma colcha ou manta. No entanto, a medida de edredão nórdico para este tamanho de cama em países como a Alemanha ou o Reino Unido costuma ser mais pequena (de 135 cm x 200 cm), uma vez que, nestes países, costumam apenas colocar o edredão com a sua capa por cima da cama.
Se for dos que não gosta de dormir com a sensação de estar preso, talvez seja melhor escolher a medida inglesa para a cama de 90.

  • Cama de 135 cm de largura, também denominada  doublefull, tamanho duplo ou de casal.

Para este tamanho de cama, costuma-se utilizar um edredão “quadrado” de 220 cm x 220 cm tanto em Espanha, como em Portugal e no Reino Unido, onde também tem a mesma forma, mas um pouco mais pequena (de 200 x 200 cm).
Neste caso, é muito importante que preste atenção aos tamanhos de capa nórdica que vai comprar. Em caso de dúvida, o nosso conselho é que opte pela capa de tamanho maior, uma vez que sempre é mais fácil de adaptar.

  • Cama de 150 cm de largura, tamanho duplo ou de casal.

Neste tamanho de cama, cada vez mais comum como cama de casal, é costume utilizar-se um edredão nórdico de 240 cm x 220 cm em Espanha, Portugal e Itália e um edredão nórdico de 225 cm x 220 cm no Reino Unido. Se gosta de sentir a cama como um envelope, recomendamos que escolha o tamanho maior, uma vez que estará mais confortável e poderá acrescentar um lençol de cima quando fizer a cama.

  • Cama de 180 cm de largura, Presidencial King Size

Para esta medida de cama, há um consenso no que diz respeito à largura. A maior parte dos países elegem edredões de 260 cm. No Reino Unido, onde não colocam o edredão por baixo, a medida mais comum é de 260 cm x 220 cm, enquanto que em Espanha, Portugal e Itália a medida é de 260 cm x 240 cm.

A partir deste tamanho, muitas pessoas optam por 2 edredões pequenos em vez de um grande devido ao problema de encontrar medidas. Além disso, é importante pensar também na altura da base da cama (seja estrado ou canapé), uma vez que isto influenciará no quanto cairá o edredão para os lados. Reveja bem as medidas da sua cama antes de tomar a decisão final.

Dois melhor do que um?

Por último, não nos podemos esquecer de que, caso durma com alguém numa cama de 180 cm ou de tamanho maior, cada um pode usar o seu edredão nórdico de 150 cm x 220 cm. Isto evita a eterna luta noturna quando um puxa para um lado e outro para outro e permite que os friorentos escolham um mais quente e os calorosos um mais leve e fresco.

Todos os nossos edredões nórdicos são de fácil lavagem e compatíveis com várias capas e sacos nórdicos.