Como iluminar o dormitório

Como devemos iluminar o nosso dormitório?

Quando apresentamos como decorar o nosso dormitório pensamos em cores, roupa de cama, tapetes, coxins… No entanto, um dos elementos decorativos mais importante deste quarto tão especial é luz. A iluminação é capaz de mudar por completo o ar de um espaço.

Como é óbvio, o primeiro requisito que deve satisfazer a luz é iluminar da maneira mais eficaz, mas também um importante papel para fazer acolhedora o quarto que vai a ser o palco do nosso descanso.

A iluminação artificial do dormitório deve ser cálida para gerar um estado de relaxamento. Escolher luzes cálidas, medir a intensidade adequada e aproveitar as possibilidades de matização que oferecem os ecrãs ou as luminárias reguláveis, nos apresentará uma estadia relajante.

Os sofitos de teto oferecem uma adequada luz geral, que nos permite ver bem, sem deixar cantos em sombra. Se o quarto tem suficiente altura, colocar focos em distintas direções ocultas sob um falso teto é uma boa opção, que cria grande luminosidade sem resultar agressiva. Os halogênicos encastrados no teto, tão comuns até faz pouco, foram superados pelas luminárias com tecnologia led, com idêntica função. Da sua parte, os apliques murais oferecem uma luz indireta que acostuma ser suficiente para um dormitório, sempre que estejam bem posicionado.

Uma vez que conseguimos uma visibilidade suficiente com a iluminação geral, é recomendável contar no dormitório com outro tipo de iluminação mais cálida, que não seja muito potente, ou que se possa modular. Deste modo atingiremos gerar uma sensação de conforto que convide ao relaxamento.

Pontos de iluminação no dormitório

Para além de iluminar, os candeeiros cumprem com outra importante função ornamental criando uma atmosfera acolhedora. Embora a estética deve ser tida em conta em todos os elementos, o candeeiro central é um dos pontos decorativos mais chamativos.

Se somos dos que não podem dormir sem ler um pouco na cama , teremos que reforçar a iluminação na zona do cabecero. As lamparitas na mesinha de noite são muito decorativas mas, se não contam com uma boa base, podem ser instável. Para evitar possíveis caídas podes optar por braços articulados a cada lado da cama. Além disso é importante escolher focos com ajuste de iluminação para regular a intensidade.

O dormitório é um quarto que faz também a função de closet. Para esse cometido se exige uma luz intensa e clara que não altere as cores, pelo que se recomenda uma temperatura de cor algo mais fria que o resto do quarto.

Quanta luz preciso de no meu dormitório?

Nível de iluminação:

O nível de iluminação se mede numa unidade chamada lux, cujo símbolo é lx. Para os dormitórios o nível geral de iluminação recomendada pelos especialistas entre 50 e 150 luxes. Para a zona de cabecero, se lemos habitualmente, será necessária uma luz pontual de até 500lx.

Temperatura de cor: poderia definir-se como a sensação que percebe o olho humano perante uma luz, sendo cálida se predomina a cor âmbar ou fria se prima o azul. Se expressa em graus Kelvin (K) porque se obtém do espectro de luz que sai de aplicar diferentes níveis de calor a um ferro preto. Até aos 3.300 K se trata de uma luz de efeito cálido, daí aos 5.300 K falaríamos de luz branca e, acima dessa cifra, seria luz de aspeto frio.

Desde Pikolin temos certeza que um bom descanso começa por um dormitório acolhedor com uma atmosfera que convide ao relaxamento. Desfruta do seu espaço!