Como limpar um colchão: dicas e técnicas

Já alguma vez se perguntou qual é a melhor maneira de limpar o seu colchão? Se ocorreu um acidente que manchou o seu colchão, não se preocupe! Nesta publicação, damos-lhe todas as dicas e técnicas que precisa de saber para deixar o seu colchão em perfeitas condições.

Importância de limpar o colchão

A cama é um dos lugares da nossa casa onde passamos mais tempo. É importante manter sempre a higiene do equipamento de descanso. Além de mudarmos regularmente a roupa de cama, também devemos cuidar da higiene do nosso colchão para promover um bom descanso.

Todos os nossos colchões possuem o tratamento higiénico Tripla Barreira. Esta tecnologia atua contra todo o tipo de ácaros, bactérias e fungos.

Além disso, os colchões Bultex têm uma tecnologia de higiene distinta, denominada Barreira Total. A proteção higiénica da Barreira Total atua contra todos os tipos de bactérias, fungos e ácaros que podem atacar o núcleo, tecido ou acolchoado do colchão. O colchão Draco é um dos modelos Bultex que possui o tratamento Barreira Total.

Estes tratamentos são eficazes durante toda a vida útil do colchão, mas mesmo assim é muito importante manter a higiene geral da nossa cama. Arejar o quarto ou sacudir os lençóis e almofadas todos os dias ajudará a tornar o seu local de descanso mais limpo.

Com que frequência devo limpar o meu colchão?

O colchão mantém-se limpo durante seis meses sem quaisquer problemas. Após este período, é aconselhável tratar da manutenção do mesmo.

Para cuidar do colchão da melhor forma, não basta ter em conta a limpeza. Dependendo do tipo de colchão que tiver, deverá girá-lo e/ou virá-lo. Os colchões com dois lados devem ser virados ao contrário nos meses de abril e outubro. Deve virar o colchão completamente e começar a dormir do outro lado, que estava voltado para baixo. Além disso, é aconselhável girar todos os colchões nos meses de janeiro e julho. Ou seja, deve girá-lo para ficar com a cabeça onde antes ficavam os pés. Ao girar e virar o colchão, evitamos que se deforme e asseguramos que o peso é distribuído uniformemente.

Para evitar possíveis manchas no colchão, recomendamos que utilize um protetor ou capa impermeável.

Contudo, apesar desta manutenção regular, é ainda possível que, por vezes, ocorram acidentes que manchem o colchão. Portanto, aqui estão as melhores dicas para se livrar de todas as manchas.

Melhores técnicas de limpeza de colchões

O tipo de mancha no seu colchão influencia a escolha do produto de limpeza, mas existem alguns produtos que funcionam bem contra a maioria das manchas.

  • Detergente líquido: este produto ajuda a remover manchas de suor, por exemplo. Com um pano ou esponja e um pouco de detergente dissolvido em água pode ver-se livre da mancha esfregando-a.
  • Água oxigenada: perfeita para as manchas de sangue. É aconselhável tentar remover este tipo de mancha o mais rapidamente possível, porque com o passar do tempo torna-se mais difícil. Para se livrar da mancha, deve deitar água oxigenada sobre a mancha e esperar que comece a borbulhar. Neste momento, deve limpá-la com um pano humedecido com água.
  • Vinagre: esta dica é particularmente importante se tiver filhos. O vinagre é perfeito para as manchas de xixi. Para se livrar delas, misture quatro partes de água por uma de vinagre branco. Com esta mistura irá livrar-se das manchas.

É seguro limpar o colchão com bicarbonato de sódio?

Outra dica para limpar o seu colchão é usar bicarbonato de sódio. Graças a este produto, pode ver-se livre de odores desagradáveis e manchas difíceis.

O bicarbonato de sódio não é nocivo para a saúde nem para o ambiente, pelo contrário, é a alternativa perfeita aos produtos de limpeza que contêm químicos e substâncias tóxicas.

Ao usá-lo, recomendamos que siga um conjunto de passos para assegurar que o faz da forma mais eficaz. A primeira coisa que deve fazer antes de o utilizar é limpar a macha com um pano humedecido com sabão e água. Depois deixe a mancha no colchão secar. Quando estiver seca, polvilhe o bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe o produto repousar durante cerca de três horas. Após este período, remova o bicarbonato de sódio com uma escova limpa ou aspirador.

Porquê bicarbonato?

Como já mencionámos, este produto ajuda a livrar-se dos maus cheiros e das manchas mais difíceis. Juntamente com o vinagre, também ajudará a desinfetar o colchão graças às suas propriedades antibacterianas.

Ao usar bicarbonato de sódio poderá livrar-se das manchas mais difíceis no seu colchão de uma forma muito simples e económica.