Como meditar deitado: Etapas

A meditação está a tornar-se cada vez mais popular, e não surpreende! Num mundo cada vez mais frenético, qualquer técnica que nos ajude a relaxar o corpo e a mente, para além do sono, é bem-vinda. E não é tão difícil como muitas pessoas pensam: não é preciso ficar em branco, não é preciso entrar em transe e não é preciso praticá-lo durante muito tempo – apenas alguns minutos antes de ir para a cama ou depois de acordar!

VANTAGENS DE MEDITAR NA CAMA

A meditação ajuda-nos a levar o nosso corpo e mente a um estado de relaxamento profundo e, consequentemente, a melhorar o nosso estado de espírito. Por esta razão, e embora possa ser feito a qualquer hora do dia, praticá-lo logo pela manhã pode mudar radicalmente o que nos acontece durante o dia e, sobretudo, a forma como reagimos a ele. É também uma excelente altura para ir dormir, pois dá-nos a paz de que precisamos para uma noite de sono verdadeiramente repousante.

Neste sentido, meditar deitado na cama é uma grande ideia, tão benéfica como deitar na famosa posição de lótus. O importante é que estejamos confortáveis e que a nossa coluna vertebral esteja bem alinhada. Idealmente, deve deitar-se de costas sobre uma almofada de qualidade que não estique a postura da cabeça, pescoço e costas.

Desta forma, terá todos os benefícios de meditar na cama: melhorar o seu sono, reduzir o stress e a ansiedade, melhorar o seu bem-estar emocional, cultivar a sua concentração e treinar a sua memória.

Mujer meditando frente a un paisaje natural
Mulher a meditar em frente a uma paisagem natural

COMO MEDITAR NA CAMA : ETAPAS

Existem duas técnicas muito populares e simples para praticar meditação na cama: a meditação guiada e a atenção. Em ambos os casos, é importante que se deite de costas na cama (não precisa de se aconchegar), e descanse a cabeça na almofada, sem forçar a zona cervical. É crucial que a sua coluna vertebral esteja perfeitamente alinhada e que se sinta confortável.

MEDITAÇÃO GUIADA

A meditação guiada é muito fácil e conveniente. Tudo o que tem de fazer é encontrar um áudio de meditação à sua escolha, no qual um perito lhe dá cada uma das instruções de que necessita para conseguir o descanso. Encontrará muitos na Internet, que incluem técnicas diferentes e têm temas diferentes… Uma grande ideia para principiantes ou para evitar a monotonia!

MINDFULLNESS

A atenção consiste em concentrar-se completamente no momento presente, sem julgamento. Chame a sua atenção para cada centímetro do seu corpo, para os cheiros que pode perceber com o seu olfacto, ou para as sensações causadas por uma das suas mãos que toca a sua pele. Concentre-se em experimentar a realidade com os seus 5 sentidos, com os seus olhos abertos ou fechados, como preferir. Super simples!

Dica adicional: como a meditação nos relaxa profundamente, é possível que nos faça adormecer (o que não é uma coisa má e não significa que a meditação tenha falhado). É importante ter isto em mente se tiver algo para fazer depois de meditar… Não se esqueça de acertar o despertador!

Mujer meditando con los ojos cerrados
Mulher a meditar de olhos fechados

QUAL É A FORMA CORRECTA DE MEDITAR?

Os pré-requisitos para uma boa meditação são: estar confortável, manter a coluna bem alinhada, e estar num lugar livre de barulho e com uma atmosfera agradável, sem cheiros estridentes. E, sobretudo, chegar à meditação com um grande desejo de relaxar.

Mujer meditando en posición de loto
Mulher a meditar na posição de lótus

QUANTO TEMPO POSSO MEDITAR NA CAMA?

Não há um período de tempo definido para meditação. Estudos mostram que com apenas 5 a 10 minutos de prática pode obter todos os benefícios da meditação. No entanto, se puder, quiser e gostar, pode meditar por muito mais tempo! Não há limite.

E também não há uma frequência definida. Apenas uma sessão de meditação pode mudar o nosso estado de espírito. Contudo, um estudo de Harvard descobriu que após 8 semanas de meditação diária, foram observadas mudanças positivas significativas no cérebro. É tudo uma questão de hábito, por isso, se puder, pratique todos os dias!

Mujer tranquila y relajada con los ojos cerrados
Mulher calma e relaxada de olhos fechados