Tudo em ordem para o seu recém-nascido

Como organizar o quarto de um bebé?

Com a chegada de um novo bebé, as casas estão cheias de alegria e entusiasmo. É emocionante ver como o novo membro da família surpreende com algo novo todos os dias e cresce a um ritmo vertiginoso! Mas também há frequentemente dúvidas e nervosismo. Afinal, um recém-nascido ainda é muito pequeno e frágil, e é nossa responsabilidade cuidar dele e protegê-lo tanto quanto possível.

Neste sentido, decorar a casa e, acima de tudo, o quarto do bebé é vital. Devemos assegurar que é um espaço amigável, no qual possam crescer de uma forma saudável e sem riscos. Abaixo, damos-lhe as chaves para o conseguir.

QUANDO COMEÇAR A DECORAR O QUARTO DO BEBÉ?

Cada gravidez é diferente, e o tempo disponível e a energia da mãe nem sempre será a mesma. É por isso que não deve pressionar a si próprio para decorar o quarto do seu bebé num determinado momento, é melhor fazê-lo com calma e quando tiver tempo.

Mesmo assim, poderíamos dizer que uma boa altura para começar a decorar o quarto do bebé é entre a 19ª e a 22ª semana de gestação. Neste ponto, o risco de aborto é muito menor do que nos primeiros meses, e ainda não se atingiu a fase final da gravidez, onde os preparativos se concentram na chegada do parto.

Dessa forma, entre o quinto e sétimo mês de gravidez, a sala poderia estar pronta e já teria tempo para desfrutar dos últimos meses de espera.

Cuándo empezar a decorar el cuarto de un bebé
Canto do quarto de um bebé, com um cesto de muda de bebé

COISAS A TER EM CONTA NO QUARTO DE UM BEBÉ

Em primeiro lugar, o quarto do seu bebé deve satisfazer 3 requisitos:

O primeiro e mais importante é a segurança. Os recém-nascidos encontram-se numa fase chave do seu desenvolvimento e são muito frágeis e vulneráveis, pelo que todas as precauções são muito poucas. No seu quarto, optem por formas arredondadas em vez de angulares, protejam as tomadas, utilizem tapetes antiderrapantes e lâmpadas com cabos embutidos. Além disso, se tiver a possibilidade, instalar coberturas de radiadores, janelas com fechadura e obturadores sem fios, especialmente se o berço estiver perto da janela.

A segunda é a serenidade. O ideal seria que reinasse paz e sossego no quarto do bebé, a fim de alterar o menos possível o seu estado de espírito. Para o conseguir, é importante que escolha cores neutras ou suaves, que garanta que o espaço tem muita luz natural, e que se certifique de que permanece sempre limpo e arrumado.

A terceira é a praticidade. Quando há um recém-nascido em casa, não há falta de coisas para fazer. Assim, qualquer coisa que torne a vida mais fácil é bem-vinda. É importante manter as coisas do bebé bem organizadas e próximas, em móveis simples e fáceis de limpar, e prescindir de objectos que não são necessários por enquanto. E, porque quando o seu pequeno começar a explorar sozinho, será muito útil para proteger as paredes… Considere papel de parede ou tinta lavável!

Básicos para la organización de un cuarto infantil
Rapariga brinca com uma câmara de brinquedo no seu quarto

COMO POUPAR ESPAÇO NO QUARTO DO SEU BEBÉ

Biberões, fraldas, cobertores, brinquedos… Há tantas coisas que voltam para casa com um recém-nascido. Tantas que por vezes é difícil encontrar um local para as guardar. Mas não se preocupe, há maneiras de aproveitar ao máximo o espaço que tem!

Primeiro, faça um inventário de todos os artigos que precisa de armazenar, faça uma lista. Depois, avalie que tipo de soluções de armazenamento podem funcionar melhor para si de acordo com os artigos da lista e as características do seu quarto. Sugerimos, por exemplo, a utilização de cestos, caixas, prateleiras suspensas, bengaleiros, ganchos ou cabides – e não se esqueça de aproveitar ao máximo o espaço debaixo do berço ou atrás da porta!

Cómo ahorrar espacio en un cuarto infantil
Alguns cabides com roupa de bebé pendurada

O QUE DEVE TER O QUARTO DE UM RECÉM-NASCIDO?

Há 5 coisas que consideramos essenciais ou úteis para o quarto de um bebé:

  • Um berço, aprovado e com uma distância entre barras não superior a 6 centímetros. Certifique-se também de que o colchão é suficientemente firme para o bebé dormir numa superfície plana em qualquer altura. É aconselhável colocar o berço numa área suficientemente clara da sala, sem prateleiras altas em torno das quais possam cair objectos, por exemplo.
  • Mesa muda-fraldas. Vai precisar de mudar muitas vezes a fralda ou a roupa do seu bebé… Ter uma mesa de mudança de fraldas vai poupar-lhe muitas dores nas costas!
  • Uma lâmpada com regulação da intensidade luminosa. O seu bebé pode acordar várias vezes durante a noite, por isso uma pequena lâmpada será uma grande ajuda (uma luz forte ajudará o seu bebé a manter-se acordado, e você também).
  • Um armário ou cómoda para guardar roupa, brinquedos, um pequeno kit de primeiros socorros… Tudo o que o seu bebé precisa!
  • Uma cadeira ou poltrona confortável. Para se sentar sempre que precisar de acalmar o seu bebé, segurá-lo ou alimentá-lo.

Qué no puede faltar en el cuarto de un bebé
Berço e cómoda no quarto do bebé