Dormir bem e rápido

Como pode adormecer rápido: Dicas para o fazer?

Quando, após um longo dia, entramos na cama e vamos dormir, a última coisa que queremos fazer é dar mais e mais voltas à espera do sono que nunca mais chega.

A boa notícia é que é possível dormir bem e adormecer rapidamente, mas para o conseguir, é importante conhecer algumas dicas básicas de higiene do sono. Partilhamo-las consigo a seguir!

Crie uma rotina de sono

As duas horas antes de ir dormir são fundamentais para um descanso rápido e de qualidade. Se quiser dormir bem, crie uma rotina de sono relaxante para praticar todos os dias nos minutos que antecedem a hora de dormir. Por exemplo, pode tomar um bom banho, beber um copo de leite morno ou infusão relaxante, ouvir música relaxante ou meditar.

Também recomendamos que respeite o seu ritmo circadiano, habituando o seu corpo a ir dormir e a acordar à mesma hora. O ideal e mais saudável também seria ir dormir ao anoitecer todos os dias e levantar-se quando começa a amanhecer.

Copo de chá calmante
Copo de chá calmante

Mantenha o ambiente de sono tranquilo

Um cérebro calmo é essencial para adormecer. Por conseguinte, recomendamos que o seu quarto seja um local agradável para dormir em todos os sentidos:

  • Completamente escuro.
  • Com uma decoração simples e sem adornos.
  • Isolado do ruído.
  • Bem ventilado.
  • Caso tenha algum aroma, certifique-se de que é relaxante (por exemplo, lavanda).
  • Com uma cama de qualidade, equipada com um bom colchão e bons complementos (almofada, edredões nórdicos, lençóis, proteção de cama…) para um sono perfeito.

Mulher descansando num espaço relaxante
Mulher descansando num espaço relaxante

Evite estimulantes antes de dormir

Uma vez que o nosso cérebro precisa de estar relaxado para dormir bem, devemos evitar todas as atividades, hábitos ou substâncias que o estimulem. Por esta razão, recomendamos-lhe:

  • Evitar bebidas energéticas, cafés e chás com cafeína durante a tarde, pois os seus efeitos podem durar até 6 horas, dificultando o sono.
  • Evitar fazer desporto (especialmente se for intenso) no final da tarde ou antes de dormir.
  • Não jantar nada muito pesado e evitar comer logo antes de dormir. Se o nosso corpo estiver a fazer a digestão durante a noite, não irá descansar da mesma forma. O ideal seria jantar pelo menos 2 horas antes de ir dormir.
  • Evitar luzes fortes e ecrãs de aparelhos eletrónicos na meia hora antes de dormir.

Homem jogando videojogos à noite
Homem jogando videojogos à noite

Pratique técnicas de relaxamento

Se tem dificuldades para dormir, é provavelmente porque o seu cérebro não deixa de pensar facilmente. Para o ajudar, uma das técnicas mais eficazes é a respiração diafragmática.

Este tipo de respiração consiste em inspirar profundamente através do nariz, encher o abdómen de ar (não os pulmões), segurá-lo ali por alguns instantes, e depois expirá-lo novamente muito lentamente através do nariz. Faça várias repetições e verá como adormece muito mais depressa.

Antes de ir dormir, sugerimos também o alongamento dos principais grupos musculares. E, claro, a meditação é também uma excelente opção (coloque uma meditação guiada que encontra na Internet e desfrute de alguns minutos de paz enquanto uma voz reconfortante o guia para um sono profundo).

Mulher que pratica yoga
Mulher a praticar yoga num lugar relaxante

Mantenha-se afastado de dispositivos eletrônicos

Os ecrãs e os dispositivos eletrónicos devem ser evitados antes de dormir, pois afetam a capacidade de adormecer por 2 motivos: primeiro, estimulam constantemente o nosso cérebro e, segundo, a sua luz dificulta a produção de melatonina (a hormona que o nosso corpo segrega para que fiquemos com sono quando escurece).