Este Verão, desligue completamente

Como relaxar completamente nas férias?

Um dos períodos do ano mais aguardados está finalmente aí: Chegou o verão! E com ele, o sol, o calor, os festivais e, claro, as férias! Todos gostamos de ter alguns dias de folga, mas, para além do lazer, as férias são uma necessidade. Precisamos delas para manter a boa saúde física e mental.

No entanto, muitas pessoas terminam o período de férias com o mesmo stress, se não mais, do que quando as começou. Porquê? Porque, longe de se desligarem e de abrandarem, continuaram a carregar os seus dias com tarefas e preocupações. Não podemos pensar que as férias por si só já são benéficas. O que realmente importa é o que fazemos com elas.

Saiba o que deve fazer para aproveitar ao máximo este período, enquanto cuida da sua mente e do seu corpo.

DEIXE TUDO FEITO ANTES DE DEIXAR O TRABALHO

Para realmente relaxar nas férias, é fundamental esquecer a rotina do resto do ano, especialmente o trabalho.Portanto, é melhor completar o maior número possível de tarefas dentro do seu horário de trabalho antes do início das férias….. Caso contrário, podem surgir tarefas inacabadas no meio do seu descanso, transformando-o numa verdadeira tortura.

DESFRUTE DA ARTE DE NÃO FAZER NADA

Já alguma vez tentou desesperadamente descansar? É o mesmo que quando tentamos obrigar-nos a dormir. É muito difícil! Quando sentimos pressão para nos desligarmos, isso torna-se um stress por si só. Em vez disso, propomos outra coisa: não fazer nada!

Sim, pode aproveitar as suas férias para viajar, ir à piscina, passar tempo com as pessoas importantes da sua vida… Mas também reservar tempo para si e para a contemplação, para não fazer nada. Os peritos concordam que é simples e eficaz para se conseguir desligar completamente.

E como fazer isto? Apresentamos algumas ideias:

  • Levante-se sem despertador.
  • Coma apenas quando tiver fome.
  • Saia de casa sem saber para onde vai, apenas para desfrutar do ambiente e de si próprio.
  • Durma quando se sentir sonolento.
  • Saia para a natureza simplesmente para admirar tudo o que está à sua volta, sem qualquer outro objetivo.

DURMA, MAS DURMA BEM

Durante o ano, é muito difícil para a maioria de nós, se não impossível, conseguir dormir o suficiente. Aproveite ao máximo as suas férias para o fazer e faça-o bem. Você merece!

Durma pelo menos 8 horas (10 se a sua situação o permitir) e faça-o num local confortável e fresco, sem que o seu sono seja interrompido por suores excessivos, por exemplo. Para o fazer, deve equipar a sua cama adequadamente para esta época do ano. As nossas recomendações são:

  • Produtos hiper-respiráveis, elaborados com Tencel®, uma fibra natural com uma capacidade única de absorver a humidade da transpiração e de a libertar rapidamente para o exterior.
  • Produtos termorreguladores que fundem o Tencel® com o tratamento termorregulador Thermic®, absorvendo a humidade e mantendo uma temperatura constante no interior da cama.
  • Produtos com aloe vera. A nossa pele sofre no verão, especialmente com a exposição solar. E o aloe vera acalma, refresca e regenera como nenhum outro.
  • Lençóis e roupa de cama 100% algodão, o tecido mais tradicional, conhecido por respeitar a pele.

NADA DE TRABALHO

Desligue! Não pense em nada relacionado com o trabalho, concentre-se no aqui e agora. Está de férias, aproveite! Se necessário, esqueça o seu telemóvel durante alguns dias. Além disso, recomendamos que reduza a sua utilização apenas ao essencial e verá como o seu stress irá diminuir consideravelmente.

ALTERE A SUA ROTINA

Passe o seu tempo a fazer aquilo que mais gosta, aquilo para o qual não tem tempo suficiente durante o ano, e crie novos hábitos agradáveis e saudáveis, que pode incorporar na sua rotina pós-férias, se assim o desejar.

REGRESSE GRADUALMENTE À ROTINA

Se o seu estilo de vida e o seu trabalho o permitirem, quando as férias terminarem, acrescente gradualmente tarefas à sua vida quotidiana. Desta forma, sem regressar repentinamente à rotina, pode evitar a depressão pós-férias!

AGRADEÇA

E… Se apesar de tudo, quando as férias acabarem, tiver dificuldade em animar-se… Agradeça. Deve ser um hábito diário que dure o ano inteiro. Há muitos aspetos positivos, muitos deles simples, que podemos destacar em relação aos negativos. Esta prática provou ser eficaz contra o stress, ansiedade ou depressão!