Dormir bem fora de casa

Como ter uma boa noite de sono enquanto viaja ou em casa de outra pessoa?

Adoramos férias, tal como uma noite divertida ou uma festa do pijama na casa de um amigo. Mas será que reparou que quando não dorme na sua cama, dorme pior? Isto é completamente normal e acontece à maioria de nós.

A ciência explica que este fenómeno se deve ao nosso instinto de sobrevivência. Assim, de forma consciente ou inconsciente, o nosso cérebro está em guarda durante a noite, pronto a responder rapidamente a possíveis perigos que se possam apresentar neste novo lugar. Isto impede-nos de ter um sono profundo e de qualidade, afetando o nosso corpo, a nossa saúde e o nosso estado de espírito.

E não é só isso, a troca de colchões e acessórios de cama também afeta definitivamente o nosso sono. A verdade é que o corpo já está habituado a dormir e a descansar naqueles que habitualmente se utiliza. Além disso, se os “novos” forem de pior qualidade e menos confortáveis… o descanso medíocre é garantido!

DICAS PARA DORMIR MELHOR FORA DE CASA

Para conseguir o melhor sono possível quando se está em viagem ou simplesmente fora de casa, é preciso fazer o cérebro acreditar que está seguro, evitando fatores que o possam perturbar. Por esta razão, recomendamos:

  • Leve um pequeno kit de dormir com os seus bens essenciais. Uma máscara para dormir, tampões para os ouvidos ou alguns pacotes de chá de tília ou camomila não ocupam muito espaço e podem ser úteis para adormecer. Quem sabe se o seu alojamento não está devidamente isolado da luz ou do ruído!
  • Se ficar no seu destino durante alguns dias, poderá considerar levar consigo os seus próprios lençóis de cama, pois estes irão confortá-lo e “enganar o seu cérebro” para pensar que está a dormir no lugar habitual. E se tiverem um aroma característico que o transporta até à sua casa, melhor. Lembre-se de apostar em lençóis de algodão respiráveis, macios e saudáveis.
  • Tente mais do que nunca não beber bebidas com cafeína, tais como cafés e chás após a hora do almoço, pois ativarão o cérebro e dificultarão o descanso.
  • Realize respirações profundas durante 1 ou 2 minutos antes de ir dormir. Isto enviará um sinal ao seu cérebro de que não está em perigo.

PARA DORMIR EM VIAGEM, ALMOFADAS CERVICAIS

Se for fazer uma longa viagem de avião, carro ou qualquer outro meio de transporte; ou se simplesmente quiser dormir confortavelmente enquanto chega ao seu destino, irá necessitar de uma almofada de pescoço. Escolha uma de qualidade que seja agradável ao toque, para que cuide da sua postura e lhe dê um maior conforto: