Costas sana ‘in corpore’ sano

Colchões. A qualidade da superfície do descanso é chave na prevenção de dores de costas.

A dor de costas é a afetação mais frequente nos países industrializados e um dos problemas de saúde mais comuns nas consultas médicas de atenção primária. As padece num momento ou outro da sua vida o 80% da população e são a primeira causa de absentismo laboral. São dados da Sociedade Espanhola de Medicina de Família e Comunitária (semFYC) e da Fundação Kovacs. Esta última, centrada em promover a investigação científica na assistência sanitária, argumenta, além disso, que o custo que geram as dores de costas representam aproximadamente o 2% do Produto Interno Bruto  do país. E acrescenta que os dados disponíveis demonstram que tal custo aumenta cada ano, da mesma forma que a frequência destas afetações.

Embora os últimos estudos apontam que as causas se explicam por um mecanismo neurológico que implica a ativação dos nervos que transmitem a dor, a origem de tal mecanismo é muito difícil de detectar. Por isso, a dor de costas acostuma atribuir-se à contratura ou à sobrecarga muscular.

 

A cama, fator de risco.

Os fatores de risco se encontram em determinados hábitos sociais e pessoais. Assim, desde a semFYC, se explica que o sedentarismo e a falta de higiene postural no âmbito laboral, doméstico ou esportivo podem contribuir a incrementar a incidência deste tipo de dolências. A Fundação Kovacs, da sua parte, promoveu um amplo estudo epidemiológico no que se demonstrou que o fator associado a um maior risco, tanto entre os adolescentes como entre os seus pais, era o de perceber moléstias na cama. Por isso, se considerou necessário aprofundar na influência de certas caraterísticas específicas da superfície de descanso.

Firmeza, adaptabilidade e ergonomia são as qualidades que deve oferecer uns colchões, tal e como se põe de manifesto desde Pikolin. O novo catálogo desta assinatura especializada se baseia nessas três premissas para oferecer diferentes tecnologias que têm como objetivo procurar o descanso mais adequado a cada pessoa. Assim, a tecnologia Eurotop de Pikolin faz que os seus colchões sejam um dos produtos mais demandados.

Por outra parte, cabe destacar que a maioria das dores de costas se trata satisfatoriamente com remédios ou outros tratamentos não cirúrgico. A cirurgia está indicada tão só num reduzido número de casos. É preciso apontar que, em contábeis ocasiões, o mero facto de mudar de colchão, especialmente se tem mais de 8 anos, tem benefícios imediatos sobre as possíveis dores de costas.