De que forma a decoração influencia o nosso estado de espírito?

Não é novidade que a decoração dos espaços afeta o nosso humor, o nosso estado de espírito e o nosso descanso. Na realidade, muitos psicólogos afirmam que o nível de ordem e limpeza, e de outros fatores da decoração das nossas casas, diz muito acerca da nossa saúde mental. Porém, sabe exatamente quais são esses elementos que o beneficiam e quais deve evitar para obter um maior bem-estar? Contamos-lhe tudo a seguir.

A LUZ É FUNDAMENTAL

Edredão de fibra antiácaros 300 g/m²

Quanto mais luz natural tiverem os seus espaços, melhor. Quando nos expomos ou contemplamos a luz solar, recebemos uma recarga de energia que automaticamente nos faz sentir mais capazes, mais otimistas, mais felizes. Além disso, se vai realizar atividades que exijam um esforço visual, como a leitura, os seus olhos estarão mais confortáveis e protegidos com a luz natural do que com a artificial.

Dito isto, e ainda que a maior parte das pessoas gostasse de ter janelas grandes, nem todas podem tê-las e, por outro lado, não dispomos de luz solar suficiente durante todo o dia. Por este motivo, os candeeiros e as lâmpadas desempenham um papel importante no nosso estado de espírito. Deveremos apostar em espaços bem iluminados (podemos gostar da luz ambiente, mas apenas em determinadas situações). Em geral, o nosso cérebro gosta de ver e saber tudo o que existe ao nosso redor, para certificar-se de que estamos protegidos.

Dependendo da estância e, sobretudo, das atividades que realizamos em cada uma, será mais conveniente a luz quente ou a luz fria. A luz quente convida ao descanso, pelo que é ideal para salões, quartos e, de forma opcional, para a cozinha. A luz fria convida à ação e à produtividade. Por isso, é ideal para os escritórios ou para a cozinha (se a considerar um lugar de atividade, como para cozinhar ou comer rapidamente).

Em qualquer caso, na sua cama recomendamos que opte por cores luminosas, brancas ou outras mais chamativas que, assim que as veja, já o contagiem de alegria. A cor branca, a cor de cama mais tradicional de todas, proporciona paz e tranquilidade como nenhuma outra.

Edredão de fibra de bicolor

CORES PARA OBTER BEM-ESTAR

As cores, tal como a luz, são fundamentais, e complementam-na. Por exemplo, é uma boa ideia que, nos meses mais frios de outono e inverno, usemos na decoração cores quentes, como o roxo, o laranja e o castanho, que ajudam a lidar com as temperaturas baixas e a dar um pouco de alegria aos espaços. No verão ou na primavera, podemos optar por cores mais frias, como azuis, verdes ou rosas, que proporcionam frescura. Nenhuma das cores mencionadas, tanto quentes como frias, devem ser utilizadas em excesso, pois podem provocar o efeito contrário ao desejado. As quentes podem converter o seu espaço num lugar excêntrico, onde fica difícil relaxar; e as frias, normalmente sinónimo de serenidade e relaxamento, podem converter o seu espaço num lugar deprimente.

Em qualquer caso, e de uma forma geral, nas zonas comuns da casa é recomendado preferir as cores quentes e deixar as frias em quartos, escritórios e casas de banho.

ESPAÇOS GRANDES E TETOS ALTOS

Os espaços grandes e os tetos altos criam uma sensação de amplitude que agrada ao cérebro e que fomenta, entre outras coisas, a criatividade. Sabemos que é uma característica difícil de alterar se a sua casa ainda não a possuir, mas é algo que deve ter em conta se estiver à procura de um novo lar.

De qualquer forma, pode sempre jogar com as cores para “enganar” o seu cérebro e fazê-lo crer que está num lugar mais amplo: o branco, bege, cinzento-claro e rosas, verdes ou azuis pastel serão os seus melhores amigos para obter esse efeito.

Edredão de penas de ganso 250gr

LUGARES CONFORTÁVEIS PARA DESCANSAR

Sabemos que um bom descanso é indispensável para ter energia durante o dia e fazer o que gostamos, mas também para fazê-lo de bom humor. Além disso, uma falta de descanso contínua está relacionada com o aparecimento de determinadas perturbações, como a ansiedade e a depressão.

Deve certificar-se de que tem umas cadeiras confortáveis, um sofá confortável e, sobretudo, uma cama confortável. Lembre-se de que ali é onde passa um terço da sua vida, cerca de 8 horas diárias. Existem produtos especialmente criados para cada pele e para cada necessidade. Por exemplo, dispomos de uma linha especial para bebés (linha Baby), uma linha dermoprotetora com Aloe Vera para as peles mais sensíveis, uma linha antialérgica para combater os micro-organismos que costumam proliferar nas camas, uma linha termorreguladora que previne despertares noturnos devido a alterações de temperatura, uma línea hiper-respirável que incorpora Tencel, uma linha natural, para os amantes de algodão e de outros materiais naturais e uma linha de essenciais, os básicos versáteis que nunca nos deixam ficar mal.

ESPAÇOS ORDENADOS

O nosso cérebro necessita de ordem, clareza e organização. Quando falhamos em alguma destas 3 coisas, notamos que chega a ansiedade, o stress e o nervosismo e, com isso, a irritabilidade e o mau humor. Por isso, é importante que saibamos sempre onde estão estas coisas que procuramos e tenhamos ao nosso redor um espaço harmonioso. Se quiser levar a decoração a um outro nível, informe-se e inspire-se nos princípios básicos do feng shui, o sistema de origem taoísta que promete uma ocupação harmoniosa do espaço.

PLANTAS PARA UM MELHOR ESTADO DE ESPÍRITO

As plantas dão vida. São frescas, diminuem o stress e melhoram a qualidade do ar. Além, disso, regá-las e cuidar delas é um excelente ansiolítico. Porém, cuidado com as plantas nos quartos. Embora vários estudos tenham demonstrado que não é certo que roubem oxigénio, a corrente feng shui desaconselha-o por uma questão de equilíbrio energético.