Descansar combate o síndrome do executivo

Devido à situação económica mundial se está vendo incrementado o número de pessoas que padecem o denominado ‘Síndrome do Executivo ’. O motivo principal é a inquietação que sofre o empresário ao pensar que durante o período de férias não vai a exercer o mesmo controle sobre a sua empresa.

Fernando Miralles, professor de Psicologia na Universidade CEU São Paulo, descreve a estas pessoas como indivíduos perfeccionistas com afã de superação. Organizam as suas férias no último instante, por causa do temor que lhes provoca dar-se conta de não resultar totalmente necessários, para a execução das suas responsabilidades.

As pessoas que sofrem este síndrome, não são capazes de relaxar-se em férias junto aos seus seres queridos, centrando o tema de conversação no trabalho. Além disso sentem a necessidade de buscar atividades lúdicas intensas e de comprida duração, pensando que é a melhor forma de reduzir o stress acumulado durante o resto do ano.

É habitual que as pessoas com estes níveis de ansiedade sofram outros problemas de saúde como tensão arterial elevada, doenças da pele ou problemas digestivos, entre outros.

Os novos avanços tecnológicos supuseram uma mudança radical nos métodos de trabalho desta pessoa uma vez que aconteceram de estar unicamente conectados através das conversações telefônicas que pudessem realizar com seu móvel, a converter-se em dependentes dos  chamados ‘telefones inteligentes’, os quais lhes oferecem a possibilidade de comunicar-se através dos serviços de mensagem instantânea como ‘WhastApp’ ou do e-mail.

Segundo apontou Fernando Miralles, uma empresa de telefonia situada em França teve um aumento de suicídios entre os seus empregados, e uma das principais medidas adotadas foi a de impedir aos seus trabalhadores o uso de seus ‘smartphones’ ou qualquer outro aparelho das mesmas caraterísticas, para evitar o envio ou recepção de mensagens em qualquer momento.

Para prevenir as consequências deste síndrome é necessário trabalhar a nível pessoal, sendo recomendável desfrutar pelo menos de catorze dias continuados de férias; realizar desporto uns quinze minutos diários; permitir ao relógio biológico do organismo marcar o seu próprio ritmo; bem como dormir todo o tempo que o nosso corpo requeira.

Pikolin se preocupa desde faz mais de meio século da saúde e o descanso das pessoas.

Por isso, e como marca líder, desde Pikolin levamos desenvolvendo desde faz muitos anos políticos de Responsabilidade Social Corporativa como a criação deste Blogue que procura divulgar conteúdos relacionados com a saúde e a prevenção.

sindrome ejecutivo