Descansar numa posição natural

A cama é o lugar onde acontecemos a terceira parte da nossa vida, por isso os especialistas no âmbito do descanso aconselham brindar-lhe muita atenção. Tanta a base do descanso, como os colchões e o travesseiro são elementos que podem favorecer o sonho. Concretamente, o travesseiro é o elemento mais pessoal da equipa de descanso, embora normalmente não se lhe acostuma dar a importância que tem. A que não se adeqúe corretamente às necessidades de cada pessoa pode piorar a qualidade do sonho e inclusive provocar dores cervicais.

Por isso, é importante ter em conta que combina mais em cada caso. E é que não existe um travesseiro ideal, portanto é preciso encontrar a que assegure o correto alinhamento do pescoço com o resto da coluna, garantindo uma posição natural.

No mercado, existem diferentes materiais, alturas e firmezas

Dormir sem ela, como em algumas ocasiões sucede quando se adormece boca abaixo, supõe descansar toda a noite com o pescoço girado e, se se está boca acima, o pescoço se arqueará para atrás podendo provocar lesões nos discos vertebrais e nas raízes dos nervos cervicais. O mais recomendável para um bom descanso é dormir de lado.

À hora de escolher um travesseiro, se deve considerar que no mercado se oferecem diferentes materiais, alturas e firmezas que se adaptam a todas as necessidades possíveis, de maneira que a eleição se converte numa opção muito pessoal. É aconselhável que antes de comprar uma ou outra, o cliente se deixe assessorar por um especialista no descanso e permita inclusive que a prove.

Pikolin desenvolveu no seu catálogo uma seleção de travesseiros com materiais que respondem às necessidades dos clientes mais exigentes. Entre eles está a fibra, que permite desenvolver distintas alturas e firmezas, dando como resultados travesseiros frescos e de fácil lavado. Também as de látex, que se adaptam perfeitamente à forma e peso da cabeça, sendo além disso muito transpirables. Por último, as de viscoelástica, Bultex e as suas derivadas, combinadas com novos materiais que dão lugar a blocos muito elásticos que permitem uma boa adaptação do pescoço.

Por último, é importante ter em conta que os prazos recomendados para a renovação do travesseiro, segundo critérios de higiene e conforto, oscilam entre 1 e 2 anos.

elegir almohadas

Diz-me como dormes…

Os especialistas em sonho consideram que para escolher o travesseiro mais adequado é preciso determinar que postura se acostuma adotar para dormir: se se prefere descansar
de lado, fazer-lo boca acima ou se o dormente se move muito durante a noite.

Para escolher o travesseiro.

É importante comprovar a composição e as propriedades dos seus materiais: fibra, visco, látex, hipoalergénicos, antiácaros, etc. Além disso, é conveniente provar os travesseiros na postura na que habitualmente se descansa.

Últimas tecnologias.

TECHNOGEL. É um inovador material que estabiliza a temperatura durante o sonho e, além disso, contribui a uma postura ergonómica. É hipoalergénico, o que favorece um entorno livre de reações alérgicas.

HIGH ADAPT 3Z. Esta tecnologia que se incorpora a diferentes modelos de travesseiros Pikolin oferece três zonas de suporte à hora de dormir, o que favorece a correta postura da coluna vertebral.

THERMIC. É um tratamento que absorve o calor quando a temperatura do meio ambiente ou do corpo aumenta, liberando-o quando a temperatura se esfria, pelo que melhoria o conforto térmico.

CALMAFOAM. É um material exclusivo ao que se lhe acrescentou extrato de malva, cujas propriedades relajantes, calmantes e antiinflamatórias proporcionam um descanso reparador. A sua firmeza permite uma posição ergonómica.

 

Conselhos saudáveis

  • Se se adormece de lado. Especialistas em descanso recomendam que, se se adormece de lado, o travesseiro deve permitir que o pescoço descanse em posição horizontal e esteja alinhado com a coluna vertebral. Para isso, se requereria que seja o suficientemente grossa e assine.
  • Se se adormece boca acima.Se precisará de um travesseiro de firmeza e grossura intermédia que lhe dê suporte ao pescoço. Além disso, é recomendável utilizar, nesta posição, um pequeno travesseiro debaixo dos joelhos que permita ter mais relaxada as costas.
  • Se se adormece boca a sob. O melhor é optar por um travesseiro branda e fina. É a postura menos recomendada para o descanso porque se considera a menos cômoda.
  • Se o dormente se move muito. A eleição mais adequada neste caso é uma de firmeza meia.