Descobre como afeta o jantar ao o seu descanso

Os alimentos que tomemos antes de ir-nos a dormir influirão no nosso sonho

É tarde, por fim nos podemos introduzir à cama, mas não atingimos conciliar o sonho. É muito possível que a causa da nossa insônia se remonte a várias horas atrás, a todo aquilo que tenhamos comido ao longo do dia mas, sobre tudo, ao que tenhamos jantado e quando o tenhamos ingerido.

Para atingir um sonho reparador, não é preciso tomar pastilhas, melhor comer alimentos relajantes como por exemplo «uma salada de alface porque tem efeito sedativo», afirma Mari Lourdes de Torres, coordenadora do comité científico de ADENYD (Associação de Enfermeiras de Nutrição e Dietética).

«Também um copo de leite amornada – sem açúcar nem bolachas, nem nenhuma outra coisa – antes de ir-nos à cama, propicia um estado de relaxamento», acrescenta a especialista. Não está clara a causa que faz relajante a alface, «porque não se dá noutras hortaliças », mas em todo caso, o que sim é seguro é que «o melhor é jantar algo de proteína, algum hidrato de carbono e gordura insaturada, como por exemplo, os azeite de oliva com o qual apanhamos a salada ou a verdura que é bom e cardiosaludable.

Não se recomendam gorduras saturadas que se dão em alimentos pré-cozinhados ou processados que além disso levem muito sal. «Pode pegar um pouco de enchido com pão, se se equilibra com verduras ou hortaliças, que são antioxidantes», acrescenta de Torres.

Que devo jantar?

Frango, peru, queijo fresco ou ovos são ricos em proteínas de alto valor biológico e nos ajudam a pegar no comboio do sonho. Se os ingerimos ao longo do dia, estes alimentos preparam o corpo para a subida de melatonina para as dez da noite , quando o nosso organismo começa a criar o clima interior para ir a dormir.

Também são bons durante a noite os frutos secos, «porque contribuem proteínas, carboidratos de absorção lenta e gorduras insaturadas, o que produz uma digestão fácil com uma absorção metabólica adequada». Não assim os legumes, contra-indicadas para a hora do jantar , «porque são flatulentas e dispépticas». Totalmente desaconselhável, se se quer emagrecer, e é que a fruta contém muita frutose, o açúcar da fruta, que se absorve muito rápido e se transforma em gordura.

Receitas para um bom descanso

  • Repousa no sofá. Se se jantou muito copiosamente o melhor é não deitar-se, podes descansar um rato numa poltrona com os pés em alto. Quando a digestão tenha avançado será o momento de deitar-nos na cama.
  • Jantar o justo. O pior é ir-se à cama cheia, em plena digestão. Isso tira o sonho, por isso é preciso jantar o justo e se é possível sempre antes das nove da noite.
  • Noite em vela. Se um se desperta a metade da noite não é preciso comer, nem comparecer aos ecrãs, prova com um copo de leite amornada.
  • Estar frescos. É importante não acontecer calor durante o sonho nem dormir com roupas apertadas. Dizem os especialistas que a melhor vestidura para dormir é a própria pele.

Em Pikolin queremos ajudar-vos a alcançar cada noite esse descanso reparador que tanto precisamos de após compridos dias de pressas, trabalho e reuniões. E é que se não dormimos bem, a nossa saúde se verá prejudicada e, portanto, a nossa qualidade de vida e felicidade.