Dicas para limpar o seu quarto

O quarto é um dos espaços fundamentais da casa quando se trata de alcançar o bem-estar. É aí que passamos um terço de nossas vidas e, além disso, também é onde costumamos descansar e recarregar as energias. Por isso, manter esse espaço limpo e arrumado é essencial para sermos a nossa melhor versão.

Nesta publicação, partilhamos os pontos essenciais para o fazer de forma fácil e simples… A limpeza não tem de ser difícil!

VENTILE O QUARTO DIARIAMENTE

A ventilação é crucial quando se trata de obter um quarto confortável. Não há nada pior do que um quarto que “cheira a abafado”, certo? É desconfortável e também pouco saudável. Se mantivermos as janelas abertas durante,pelo menos, 15 minutos por dia, conseguiremos um espaço mais oxigenado, com humidade equilibrada, sem maus odores e onde o pó e os ácaros não conseguirão reproduzir-se tão rapidamente.

LAVE A ROUPA DA CAMA COM FREQUÊNCIA

A nossa cama também é fundamental. É o lugar onde descansamos, onde o nosso corpo aproveita para se reparar e se encher de energia para o dia seguinte. Passamos em média 8 horas por dia na cama, por isso faz sentido mantê-la o mais limpa possível, obtendo um espaço mais saudável e confortável. Portanto, recomendamos lavar lençóis, fronhas e edredons uma vez por semana.

Se tiver um edredon, também é recomendável lavá-lo pelo menos 2 vezes por ano. E, embora lhe pareça que o pijama e a capa de edredão possam servir de barreira contra o pó, bactérias, ácaros e todos aqueles microrganismos que ameaçam a sua saúde e o seu descanso, não é assim. Estes chegam ao edredão. Não deixe de lavá-lo!

E já tentou virar o colchão de vez em quando? Fazendo isso algumas vezes por ano, poderá dormir mais confortavelmente, prolongando ao mesmo tempo a vida útil do seu colchão.

LAVE AS CORTINAS

Muitas vezes esquecemo-nos de lavar as cortinas ou os estores, mas não o devemos fazer. Estes acumulam muito pó e podem definitivamente tornar o nosso ambiente de sono muito menos saudável. Recomendamos que os lave pelo menos uma vez por mês (com água fria). O mesmo se aplica às persianas, que devem ser passadas com um pano e desinfetante.

Como dica extra, tente optar por cortinas com tecidos sedosos. Desta forma, poderá isolar melhor o calor, lutando contra o frio da rua no inverno e contra o calor no verão.

LIMPE OS MÓVEIS E ORGANIZE O ARMÁRIO

Os móveis acumulam uma grande quantidade de sujidade e pó, que também respiramos ao dormir. Limpe o pó 1 vez por semana, usando um pano com desinfetante de vez em quando.

Além disso, lembre-se de que manter um quarto minimalista não só facilitará a limpeza, como também relaxará a sua mente. Tente manter os objetos necessários e não sobrecarregue os espaços. E, claro, não cometa o erro de deixar as roupas empilhadas numa cadeira ou na sua cama. Adquira o hábito de pendurá-la, dobrá-la ou colocá-la no cesto de roupa suja imediatamente após tirá-la. Este hábito não só evitará a desordem, como também economizará muito tempo quando decidir limpar o quarto.

Falando de roupa, não podemos esquecer o guarda-roupa. O guarda-roupa fica muitas vezes carregado de roupas e acessórios de todos os tipos, o que se pode tornar um desastre se não tivermos cuidado. Por esse motivo, recomendamos que o esvazie pelo menos 2 vezes por ano, limpando-o por dentro e deixando apenas as roupas e os acessórios que usará nessa estação.

Falando de roupa, não podemos esquecer o guarda-roupa. O guarda-roupa fica muitas vezes carregado de roupas e acessórios de todos os tipos, o que se pode tornar um desastre se não tivermos cuidado. Por esse motivo, recomendamos que o esvazie pelo menos 2 vezes por ano, limpando-o por dentro e deixando apenas as roupas e os acessórios que usará nessa estação.

LIMPE OS VIDROS E ESPELHOS

Tente encontrar tempo para limpar as janelas do seu quarto, pelo menos uma vez por mês. Ter os vidros completamente transparentes, sem qualquer sujidade, contribui muito para alcançar a harmonia visual que precisa para descansar. Não adianta ter um quarto impecável se as janelas estiverem com pó ou cheias de impressões digitais ou marcas, não os subestime!

Os espelhos tendem a manchar mais, pelo que o ideal seria limpá-los todas as semanas.

LIMPE O CHÃO

Também não se pode esquecer de limpar o chão, a zona onde pisa e que pode facilmente servir de trampolim para que a sujidade chegue à cama. Portanto, tente varrê-lo e esfregá-lo pelo menos a cada 2 dias.

TENHA UMA PLANTA

Por fim, recomendamos ter uma planta no seu quarto. A ciência já desmentiu o mito de que as plantas “roubam” o nosso oxigénio em espaços fechados. Pelo contrário, estas purificam naturalmente o ar… Pode começar por uma planta pequena, como um cato, e, se gostar, optar por uma maior.

Ah! E se for fã de aromas, não custa pulverizar o ambiente com um perfume à sua escolha para aumentar a sensação de conforto.