Dormir bem favorece os benefícios cardiovasculares

O Projeto de Vigilância de Fatores de Risco para Doenças Crônicas (MORGEN) que foi publicado em ‘European Journal of Preventive Cardiology’ deixou umas conclusões muito interessantes que refletem a importância de dormir bem durante toda a noite.

Os resultados deste estudo realizado nos Países Bajos demonstraram que dormir entre 7 e 8 horas diárias afeta muito positivamente à saúde . Em concreto, segundo esta investigação, a duração do sonho reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares um 22% e uma dolência deste tipo mais grave num 43%.

Fatores relacionados com as doenças do coração

Além disso, o projeto, no que foram estudados 6.672 homens e 7.967 mulheres, estudou outras volúveis (realizar exercício, levar uma dieta saudável, o consumo moderado de álcool e não fumar)  que pudessem ter relação com as doenças cardiovasculares.

Os investigadores tiraram umas conclusões muito interessantes. “Se todos os participantes se aderiram aos cinco fatores de estilo de vida saudável, o 36 por cento das doenças cardiovasculares e o 57 por cento das fatais teoricamente se poderiam prevenir ou atrasar – – calculam os autores – -. O impacto na saúde pública de uma duração do sonho suficiente, para além dos fatores de estilo de vida saudável tradicional, poderia ser substancial”, explicam.

Um estudo anterior realizado por este grupo de investigadores dirigidos por Monique Verschuren já tinha revelado que aquelas pessoas que dormiam menos de sete horas diárias tinham um 63% mais de probabilidades de sofrer uma doença cardiovascular.

Desde Pikolin queremos insistir na importância de um bom descanso por isso desenvolve o catálogo mais amplo de tecnologias para adaptar-se às necessidades de todos os dormentes. Se precisas de uns colchões podes utilizar nosso configurador como guia  ou diretamente podes visitar um de nossos distribuidores para melhor assessoramento