Dormir é bom para a saúde dos adolescentes

O descanso é vital para a saúde. A Organização Mundial da Saúde estabelece as horas diárias que precisa de dormir cada pessoa para ter uma vida saudável. Como se pode ver, no caso dos adolescentes, recomenda oito horas ao dia de sonho  embora não é habitual  cumprir-las e este facto provoca problemas de saúde.

Não dormir é mau para a saúde

Um grupo de científicos da Universidade Estatal de Idaho nos Estados Unidos dirigido por María M. Wong evidenciou que os problemas de sonho nos adolescentes podem ser o sinal de problemas como o consumo excessivo de álcool, a condução sob os efeitos do álcool ou o comportamento sexual de risco. A investigação se publicou na edição digital de fevereiro da revista ‘Alcoholism: Clinical & Experimental Research’.

Tábua de horas recomendadas de sonho segundo a Organização Mundial da Saúde segundo a idade

FAIXA DE IDADE

HORAS DE SONHO

Lactantes

15 horas

Meninos pequenos

11 horas

Escolares

10 horas

Adolescentes

8 horas

Adultos

De 6 a 8 horas

Adultos maiores

De 8 a 10 horas

Os dados que utilizaram Wong e o resto de autores do estudo foram os que proporciona o Estudo Nacional Longitudinal de Saúde Adolescente dos Estados Unidos. Em total, foram 6.504 entrevistas e questionários em três ondas: 1994-1995, 1996 e 2001-2002. Wong explica que “as dificuldades para dormir na primeira onda predisseram significativamente os problemas interpessoais relacionados com o álcool, o consumo excessivo de álcool, as bebedeiras, a condução sob os efeitos do álcool, chegar a uma situação sexual pela bebida da que se arrependem mais tarde, e consumir qualquer droga ilícita e os problemas relacionados com as drogas, na segunda onda”.

Os pais, vitais no descanso adolescente

A importância deste estudo a aponta Tim Roehrs, diretor de Investigação do Centro de Transtornos do Sonho no Hospital Henry Ford, e um dos primeiros científicos em identificar a insuficiência de sonho como um problema clínico na década de 1990. Para este especialista, este estudo “é importante uma vez que aumenta o nosso conhecimento sobre a relação do sonho com problemas de consumo de substâncias para incluir não somente os problemas de sonho, ou seja, para conciliar o sonho e/ou manter-lo, mas também a falta de sonho, entendida como horas de sonho”.

Tanto Roehrs como Wong estão de acordo na importância que têm os pais no descanso dos adolescentes. “Os pais poderiam explicar a importância do sonho aos seus filhos, por exemplo, como o sonho pode afetar ao desenvolvimento do cérebro e, portanto, o autocontrole e comportamento. Além disso, poderiam ajudar aos seus meninos a manter um horário regular de sonho e monitorar/controlar as atividades dos seus filhos antes de dormir, por exemplo, sem videojogos ou mensagens de texto depois de certo hora durante a noite “, aconselha Wong.

O descanso é uma atividade vital fundamental durante a qual acontecem uma série de processos de recuperação. Desde Pikolin queremos transmitir a relevância do sonho e a sua relação com a saúde preventiva em todos os períodos da vida, através da difusão de recomendações como a deste artigo.