Dormir: o treino invisível

O descanso: o treino invisível

Já estão aqui, não fica nada para que comiencen os Jogos Olímpicos de Río, que se celebrarão do 5 a 21 de agosto. Todas as seleções terão extremado a sua preparação para estes quinze dias de competição incluindo as suas horas de descanso.

 O conceito de treino contempla já todo tipo de hábitos na vida de um desportista. Agora já não se estipulam unicamente altas exigências à preparação física e técnica, senão que procura nova caminhos para melhorar o rendimento, e uma deles é o estudo do tempo que cada desportista dedica ao sonho.

O processo de recuperação dos desportistas é tão importante para a consecução de lucros que já se lhe denomina treino invisível. Quando o atleta descansa obtém benefícios tantos físicos como mentais:

  • Aumento dos níveis de energia e resistência
  • Reparação as células danificadas com os esforços físicos
  • Fortalecer o sistema imunitário
  • Prevenir lesões
  • Regular as emoções e diminuir o stress
  • Melhorar a memória para assimilar as técnicas praticadas

Sem descanso não há rendimento

O sonho também é um conceito de estudo para os psicólogos do desporto, monitoram os estados de recuperação dos desportistas através do uso de questionários, entrevistas ou observação no âmbito de treino.

Tanto é portanto se implantou o uso de pulseiras com sensores que podem medir quando se adormecem os desportistas, quantas horas dormem, e quantas vezes se acordam durante a noite rompendo o ciclo de descanso. E é que o sonho, embora é uma ciência, não está sujeito às matemáticas. Cada desportista é único e não se podem estabelecer parâmetros standars pelo que o estudo individualizado é fundamental.

Estudos do sonho em Londres 2012

Neste sentido trabalharam os científicos britânicos do desporto durante as passadas olimpíadas. Para preparar-se estudaram como obter benefícios no rendimento esportivo através de mudanças pequenas mas que tivessem lucros suficientes como para ser incorporado na vida do desportista. Uma das mais chamativas foi a de pedir a seus atletas que viajassem com os seus travesseiros à Villa Olímpica, o qual repercutiu num melhor descanso e beneficiou o rendimento.

Os desportistas espanhóis dormem bem

Os desportistas espanhóis sabem que um bom estado físico depende em boa medida de ter dormido bem. E assim o cumprem. Esta conclusão obteve o Relatório sobre Desporto e Descanso realizado por Asocama (Associação de fabricantes de equipas de descanso), no primeiro estudo realizado sobre esta matéria. Em concreto os dados obtidos mostravam que quem se dedicam ao desporto dormem de meia uma hora mais que o resto dos espanhóis.

O rendimento de um desportista depende do seu bom estado físico, da sua nutrição, e do seu descanso. Os desportistas indagados no estudo colocavam à equipa de descanso em segundo (30%) ou terceiro lugar (20%), e lhe outorgavam uma importância de 8,5 sobre 10 no seu rendimento esportivo.

Uma das coisas que mais afeta ao descanso de um desportista profissional é a quantidade de vezes que tem que dormir longe da sua cama. Entre os indagados, o 52% acontecia mais de 4 semanas fosse de casa ao ano, e o 19% inclusive mais de nove semanas.

E é a mudança de travesseiro é a maior das preocupações: um 52% afirmou que lhe afeta dormir com um travesseiro que não é a habitual. Apesar disso, são poucos os que viajam com o seu próprio travesseiro, tão só o 10% do total, embora essa percentagem é maior nas mulheres (15% levam o seu travesseiro) que nos homens, com um 9%.

Como vemos, os desportistas espanhóis conhecem e valorizam a importância de dormir adequadamente, e temos certeza de que estes se notará no medalheiro. Desde Pikolin lhes desejamos a todos nossos atletas muita sorte e um feliz descanso. A por todas!