Encontrar a melhor postura

A correta posição da coluna é um dos elementos chave para um descanso saudável.

Este facto também se pode aplicar à vida diária, uma vez que, frequentemente, as costas adota posturas incorretas que podem provocar lesiones.En esta linha, a Ordem Profissional de Fisioterapeutas da Comunidade de Madrid  iniciou um estudo para conhecer os hábitos posturais nos meninos com o fim de pôr em evidência a importância da educação neste sentido. Segundo esse estudo, para o que se contou com pais dentre 39 e 42 anos, o 47% declara que os seus filhos em idade escolar padecem ou padeceram neste último ano dolências de costas. Deste e outra análise se deduz que a boa higiene postural se converte numa disciplina pendente para todos. Fruto desta observação, o centro oferece uma série de conselhos saudáveis:

Nas tarefas quotidianas

Entre os escolares de 6 a 8 anos, o gesto de levantar-se da cama se faz majoritariamente para diante em vez de com o corpo de lado. Outro dos problemas detetados nos meninos é como se sintam em casa à hora de tomar o pequeno-almoço e jantar. Numa proporção de quase 6 de cada 10 pais, se desabam na cadeira quando se sintam para comer e, perto de um 48%, reconhece que os seus filhos pegam nos objetos do chão, inclinando o tronco sem flexionar os joelhos. Para os adultos, se recomenda evitar as posições mantidas durante tempo prolongado, por isso, se aconselha mudar de braço ao passar ou alternar o peso de pé quando se está erguido. Se é preciso inclinar-se para fazer a cama ou liquidar-se os dentes, se recomenda manter as costas retas e flexionar os joelhos. Por último, para alcançar zonas altas, é melhor subir-se a uma escada que permanecer nas pontas dos pés .

Ao carregar e transportar peso

Os escolares, de 6 a 8 anos, transportam uma meia de 4,7 quilos na mochila e, perto de 3 de cada 10 escolares, transportam de 5 a 9 quilos. Dado que é uma idade cujo peso corporal não ultrapassa os 30 quilos de peso, se superaria amplamente a recomendação de transportar de um 10 a um 15% do peso corporal. Além disso, um 11% dos escolares que levam mochila ao colégio reconhecem levar-la pendurada num só ombro ou arrastar-la, quando o aconselhável para prevenir lesões é empurrar-la. Por outra parte, os adultos, ao fazer a compra, chegam a carregar uns 5 ou 6 quilos por sacola. Em algumas ocasiões, podem transportar três ou quatro sacolas em cada mão e, no pior dos casos, as levam num só braço, o qual não é conveniente.

Frente ao computador

A borda superior do monitor deve estar ao nível dos olhos ou algo por embaixo; o rato próximo ao teclado e as pernas e as coxas a 90 graus aproximadamente. É aconselhável que os pés estejam pegados ao chão ou sobre um reposapiés, a cabeça e o pescoço em posição reta, os ombros relaxados, os antebraços, as bonecas e as mãos em linha reta e, finalmente, os cotovelos pegados ao corpo.

Durante o descanso

Os elementos que se utilizam para dormir também são importantes. Deste modo, o travesseiro, os colchões e a superfície de descanso devem ser o mais individualizados possíveis à morfologia dá cada um para garantir um sonho de qualidade.